publicidade
No Ponto

O convite para Marina Silva comparecer ao Senado

Comissão de Meio Ambiente da Casa quer que a ministra explique metas e prioridades da pasta este ano

marina silva
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva | Foto: | Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputado

A Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal aprovou um convite para a ministra Marina Silva comparecer ao colegiado para explicar suas metas e prioridades na pasta este ano. 

A ministra do Meio Ambiente deve esclarecer aos senadores como pretende enfrentar os desafios ambientais do país, assim como deve ser a participação do Brasil na COP30 — que ocorre em novembro de 2025, em Belém (PA).

Receba nossas atualizações

“A participação da Ministra Marina Silva na Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal oferece uma oportunidade essencial para apresentar os planos e avanços do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, além de esclarecer à sociedade os desafios enfrentados na implementação das políticas públicas voltadas à preservação ambiental”, diz o texto do requerimento aprovado nesta terça-feira, 11, na comissão.

Amazônia registra recorde de queimadas para o mês de agosto em 14 anos
Em 2024, a Amazônia enfrentou o pior cenário de queimadas desde 2010 | Foto: Joédson Alvez/Agência Brasil

Queimadas na Amazônia na gestão de Marina Silva

A Amazônia enfrentou em 2024 o maior número de focos de incêndio deste século, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram registrados 140.328 focos ao longo do ano, o maior volume desde 2007, quando houve 186.463 queimadas. A informação foi divulgada pelo portal Poder360.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, estava à frente da pasta tanto em 2024 quanto em 2007. Marina comandou o ministério entre 2003 e maio de 2008, quando foi substituída por Carlos Minc (2008–2010). Ela voltou ao cargo em janeiro de 2023, no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia também: “Governo Lula: número de queimadas no Brasil em 2024 é o maior em 15 anos”

O pico histórico de queimadas na Amazônia foi registrado em 2004, com 218.637 focos de incêndio, também sob a gestão de Marina, durante o segundo ano do primeiro governo Lula.

Especialistas apontam que fatores como períodos de seca extrema, como o observado em 2024, contribuem para o aumento dos incêndios. Ainda assim, os cinco anos com mais queimadas nas últimas duas décadas — 2004, 2005, 2006, 2007 e 2024 — ocorreram enquanto Marina Silva ocupava o comando do ministério.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.