publicidade
Política

Na Rússia, Lula culpa o governo Bolsonaro pela fraude no INSS

Presidente afirmou que a atual administração conseguiu desmontar uma quadrilha que foi criada em 2019

Lula afirmou que seu governo não é responsável pela crise | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula afirmou que seu governo não é responsável pela crise | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Durante uma entrevista em Moscou, neste sábado, 10, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva jogou a culpa da fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

“Vocês sabem quem governava o Brasil em 2019”, afirmou o presidente. “Também sabem quem era o ministro da Previdência naquele ano. Quem era o chefe da Casa Civil.”

Lula negou responsabilidades 

Além disso, Lula afirmou que seu governo não é responsável pela crise. Ele disse que a administração atual, por meio da Controladoria-Geral da União (CGU), “conseguiu desmontar uma quadrilha que foi criada em 2019”. 

De acordo com o petista, as entidades envolvidas terão os bens congelados para assegurar o ressarcimento das vítimas. Ao jogar a culpa na administração anterior, Lula tenta tirar o governo atual do centro do escândalo.

A crise levou o então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a pedir demissão do cargo. Além disso, documentos oficiais mostram que o ex-chefe da pasta foi alertado sobre o aumento dos descontos não autorizados nas aposentadorias do INSS.

Para o lugar de Lupi, o presidente nomeou Wolney Queiroz. Este último chegou a se reunir com representantes de organizações atualmente investigadas pelos desvios. Segundo o portal Poder360, a reunião ocorreu em 11 de junho de 2023, quando Queiroz ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta.

Integrantes do Ministério da Previdência Social participaram de pelo menos 15 reuniões com organizações investigadas pela Polícia Federal.

Bolsonaro se defende 

Desde o começo da operação que apura as fraudes no INSS, políticos de esquerda têm jogado a culpa do escândalo em Bolsonaro. O ex-presidente, por sua vez, tem se defendido.

Em entrevista à edição da última terça-feira, 6, do programa Oeste Sem Filtro, Bolsonaro lembrou que, quando era presidente, apresentou a Medida Provisória nº 871/2019. A proposta instituiu um programa especial para analisar os benefícios do INSS com indícios de irregularidades.

De acordo com o ex-chefe do Executivo, o objetivo da medida era fazer o controle das questões que envolviam o dinheiro da Previdência Social. “Quando assumimos, tomamos todas as medidas contra os abusos dos sindicatos”, disse.

Leia também:

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. FRANCISCO FERREIRA
    FRANCISCO FERREIRA

    Esperar o quê de um mitomano, narcicista, hipócrita e cínico?

  2. Ivan R S Peluso
    Ivan R S Peluso

    O CÉU É O LIMITE PARA A CARA DE PAU DESSE SUJEITO. NÃO INTERESSA,QUEM MANDA NO BRASIL É O STF. ELE TIROU ESSE VAGABUNDO DA CADEIA E PODE COLOCAR ELE VOLTA LÁ NA HORA QUE QUISER.

  3. Dario Bento Mateus
    Dario Bento Mateus

    Esse ladrão é uma piada mal contada… PQP !!!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.