publicidade
Política

Arroio Grande: Damares apresenta denúncia ao Senado

A Comissão de Direitos Humanos vai acompanhar o caso de perto, de acordo com a senadora

Damares apresenta denúncia sobre o caso Arroio Grande ao Senado
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza reunião nesta quarta-feira, 4. À mesa, presidente da CDH, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), conduz reunião | Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou à Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, nesta quarta-feira, 4, uma denúncia sobre as irregularidades no acolhimento institucional das crianças Douglas e Sofia Kalaitzis em Arroio Grande (RS). “Nós vamos acompanhar com a delicadeza que esse caso merece”, prometeu.

Durante a sessão, Damares informou que a denúncia chegou acompanhada de documentação e relata problemas no processo que resultou na retirada das crianças do convívio dos pais, Douglas e Paola. Oeste acompanha o caso desde dezembro, pouco mais de um mês depois do recolhimento das crianças.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A senadora disse que a CDH já adotou providências iniciais, como o envio de ofícios à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) gaúcha. “Nós tomamos inúmeras providências neste caso”, afirmou. “A OAB do Rio Grande do Sul está sendo oficiada e outros órgãos também. Ontem eu tive a oportunidade de conversar com a médica psiquiátrica que está acompanhando a família.”

Senado vai acompanhar caso das crianças de Arroio Grande

Damares prometeu acompanhar o caso dentro das atribuições da comissão. “Estamos preocupados com a saúde mental das duas crianças, que estão recolhidas”, afirmou. “Os pais são amorosos, amam as crianças, pelo que nós estamos entendendo, mas os órgãos de proteção da infância optaram, e o juiz acatou que as crianças fossem retiradas dos pais.”

Conforme destacado pela senadora, um dos motivos alegados para o recolhimento era a falta de vacina. “Os pais já vacinaram as crianças, elas tiveram reação às vacinas, por isso eles interromperam o procedimento”, disse aos senadores. “Tem laudos médicos de que as crianças não podiam tomar todas as vacinas.” 

Justiça arranca filhos de casal em Arroio Grande (RS) e põe em abrigo alvo de denúncias
Filhos do casal Douglas e Paola Kalaitzis têm laudo médico de alergia a componentes de vacinas | Foto: Reprodução/X

A parlamentar destacou que a CDH pretende buscar diálogo com as autoridades envolvidas. “Se possível, vamos conversar com o juiz que determinou o recolhimento das crianças. Vamos conversar com as famílias também, tendo todos os cuidados necessários.” A senadora acrescentou que a bancada gaúcha no Congresso também acompanha o caso.

A denúncia, segundo Damares, expõe falhas procedimentais e violação dos direitos à convivência familiar no caso. “Nós não podemos nos omitir nessa comissão quando uma denúncia chega”, concluiu. “E nós tomamos as providências que estavam, no primeiro momento, à nossa disposição.”

Leia também:

1 comentário
  1. A-DDS
    A-DDS

    É espantoso! Mesmo com os laudos médicos, esse juizeco retira duas crianças do convivio dos pais. Mais um do mesmo nivel do amigo do amigo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.