publicidade
No Ponto

Sérgio Cabral está livre para o amor

Condenado a mais de 400 anos de prisão, o ex-governador do Rio de Janeiro deixou a prisão no fim de 2022 — graças à Justiça brasileira

Prisão Sérgio Cabral
Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral foi um dos políticos condenados pela Lava Jato; hoje, está fora da cadeia e ensaia retorno à vida pública | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Das páginas policiais para as colunas sociais. Assim se dá a relação do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral com a imprensa no decorrer dos últimos anos.

+ Leia mais notícias da coluna No Ponto

Receba nossas atualizações

Neste domingo, 17, Cabral virou notícia na versão on-line do jornal O Globo em razão de sua vida amorosa. Aos interessados no assunto, a colunista Vera Araújo avisou: o ex-governador fluminense reatou o romance com a estilista Saliha Istanbuli.

Ainda segundo a colunista, o romance entre os dois havia sido rompido em setembro do ano passado, “por problemas familiares”. Conforme a informação, o retorno do relacionamento se deu na última sexta-feira, 15, em “discreto recanto” de restaurante localizado no terraço de um hotel em Copacabana, na zona sul carioca.

Leia mais:

Com direito a fotos e vídeo, o casal recém-reatado aparece trocando carícias, abraços e beijos. O ex-governador ainda foi flagrado fumando.

Sérgio Cabral, da prisão para romance em Copacabana

Cabral desmaia prisão filho
Ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral nos tempos de presidiário | Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo

O fato de Sérgio Cabral estar livre para o amor só se tornou possível graças ao Poder Judiciário brasileiro.

Um dos políticos que entraram na mira da Lava Jato, operação que completou dez anos nesta semana, Cabral recebeu condenações em diversas ações por crimes como associação criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ao todo, recebeu sentenças que somavam mais de 400 anos de prisão. No entanto, permaneceu na cadeia por apenas seis anos.

Leia também: “Bar promove banho de sal grosso depois de receber Sérgio Cabral e fala em ‘alma sebosa'”

Governador do Rio de Janeiro de 2007 a 2014, Cabral foi parar atrás das grades em novembro de 2016. Conforme determinação do Supremo Tribunal Federal, a reclusão deu lugar a medidas cautelares. Assim, deixou a cadeia em dezembro de 2022.

Desde então, o ex-governador acompanha decisões judiciais que o beneficiam. Somente neste mês, três condenações contra ele no âmbito da Lava Jato foram anuladas. Além disso, outras decisões em desfavor dele podem prescrever.

Fora da cadeia e livre para o amor, Cabral também já apareceu na mídia por outras razões. No começo do ano, a notícia foi a homenagem que uma escola de samba ligada a uma torcida organizada do Vasco da Gama faria a ele no Carnaval. A agremiação, contudo, desistiu da ação. Mesmo assim, ele teve tempo de “sambar na cara dos brasileiros”.

Cabral planeja, por fim, voltar ao noticiário da editoria de política. Em novembro do ano passado, ele revelou a vontade de se candidatar a deputado federal pelo Rio de Janeiro nas eleições de 2026.

Leia também: “Dez anos de Lava Jato: a corrupção venceu”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 208 da Revista Oeste

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

6 comentários
  1. Marbov
    Marbov

    No Brasil ser bandido dã direito a ser presidente, homenagem de escola de samba e ser bajulado pelos colunistas sociais.

  2. Lindomar vitor morais
    Lindomar vitor morais

    Charge de 1789 que demonstra um nobre montado nas costas de um camponês … parece tão atual?

  3. Ronaldo Assis
    Ronaldo Assis

    Justiça brasileira é um vergonha!!
    Serve somente para beneficiar bandidos, corruptos e ladrões.

  4. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Ainda vai se candidatar e vai ganhar. Quem aposta? Se segura Bolsonaro, que o Serjão vem aí!

  5. James
    James

    400 ANOS DE CONDENAÇÃO ANULADOS ?
    A cleptocracia anunciada por Gilmar Mendes, não é fake news !
    #RETROCESSO !

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.