publicidade
No Ponto

Racha no União Brasil pode gerar crise no alto escalão do governo Lula

Ministra do Turismo ameça se desligar do partido

ministra de Lula
A racha foi comemorada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em um grupo de WhatsApp | Foto: Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O racha no União Brasil depois da desfiliação do prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro (Waguinho), pode gerar uma crise no alto escalão do governo Lula. Waguinho é marido da ministra do Turismo, Daniela Carneiro — também filiada ao União. Depois da saída do companheiro, Daniela ameaça seguir os passos de Waguinho e levar outros deputados consigo.

Caso ela se desfilie do partido, o União ficaria sem o comando de um dos três ministérios entregues pelo presidente Lula: Turismo, Comunicações e Integração Nacional. O presidente nacional do União, Luciano Bivar, não vai largar o osso e deve brigar para que, caso Daniela saia do partido, a pasta continue sob o comando da legenda. Desse modo, ela teria de ser desligada do ministério.

Receba nossas atualizações

Não está nos planos do governo passar por uma reforma ministerial agora, segundo o presidente em exercício, Geraldo Alckmin. As nomeações das pastas são parte de um “cabidão” político montado por Lula para garantir a maioria de votos no Congresso. O petista, no entanto, ainda não possui uma base forte.

Os deputados só podem trocar de partidos sem perder o mandato em circunstâncias específicas: durante a janela eleitoral, na fusão ou na incorporação do partido, na criação de um novo partido, quando há a violação do programa partidário ou discriminação pessoal grave contra o deputado dentro da legenda.

O rompimento de Waguinho com o União teria sido motivado pelos caciques do partido que impediram o prefeito de acessar às ferramentas que destinam recursos do fundo partidário e de fazer nomeações para as comissões municipais provisórias. Bivar negou ter impedido Waguinho, que se filiou ao Republicanos.

A racha foi comemorada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em um grupo de WhatsApp. Lira se recupera de uma cirurgia. A briga no partido pode diminuir a bancada da legenda na Câmara de 59 para 53 deputados. Isso seria favorável ao bloco majoritário de deputados que reelegeu Lira.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

0 comentários
  1. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Algumas pessoas são hábeis em contas de subtração, mas na hora da divisão é uma briga feroz.

  2. Christian
    Christian

    Olha o que o ALKIMIN disse : As nomeações das pastas são parte de um “cabidão” político montado por Lula para garantir a maioria de votos no Congresso.
    O bem conhecido TOMA LÁ, DÁ CÁ.

    1. Lara Alvarenga Sipavicius
      Lara Alvarenga Sipavicius

      Na época em que ele disse isso, não havia tanta rejeição ao PT e ao Lula entre os eleitores dos deputados fora do PT e dos puxadinhos e do PDT na população que não vota no PT nem nos puxadinhas nem no PDT nem havia tanta atenção dessa população nos deputados e senadores.

  3. Lara Alvarenga Sipavicius
    Lara Alvarenga Sipavicius

    Para começar não se sabe sequer se mesmo sem essa confusão, esses cargos iam servir de alguma coisa para o PT, pois as listas no Brasil são abertas, os outros deputados do União Brasil não são eles pessoalmente que receberam os cargos e também eles têm que ver como vai a ser a próxima eleição popular de cada um deles, e até agora a única votação do congresso e senado relacionada a medidas do Lula que houve foi a eleição do Pacheco (SECRETA não aberta) todas as outras medidas do Lula até agora foram tudo em medidas provisórias e assemelhados e não há certeza nenhuma de que vão ser aprovadas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.