publicidade
No Ponto

Depois de reportagem de Oeste, Moraes absolve quinto morador de rua preso pelo 8/1

Processo do jovem sob os cuidados da Defensoria Pública da União já tinha até um parecer favorável da Procuradoria-Geral da República

alexandre de moraes
O ministro Alexandre de Moraes, durante um evento no qual recebeu uma homenagem do Ministério Público de São Paulo - 30/8/2024 | Foto: Carla Carniel/Reuters

Na quarta-feira 15, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), absolveu o morador de rua Jean dos Santos, de 28 anos, preso por causa do 8 de janeiro. Por isso, já são cinco mendigos soltos pelo juiz do STF até o momento.

Oeste revelou o caso de Santos, que já tinha um parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR) em prol da soltura desde 8 de janeiro deste ano. A Defensoria Pública da União cuida do processo de Santos e, há meses, tem chamado a atenção para a vulnerabilidade social do homem.

Receba nossas atualizações

“Da análise da presente ação penal, inexiste qualquer elemento probatório que possa, sem dúvida razoável, comprovar o elemento subjetivo do tipo (dolo) para a prática dos crimes imputados pela PGR”, admitiu Moraes, no despacho.

Até o momento, Moraes já absolveu os seguintes moradores de rua:

  1. Geraldo Filipe da Silva;
  2. Wagner de Oliveira;
  3. Vitor Manoel de Jesus;
  4. Jefferson Figueiredo;
  5. Jean Guimarães dos Santos.

Parecer da PGR sobre o morador de rua do 8 de janeiro

alexandre de moraes
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, durante sessão plenária no STF | Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

No parecer, a Procuradoria reconheceu a inexistência de provas no processo. “Não obstante à natureza multitudinária das infrações penais imputadas, o motivo preponderante do réu de comparecer momentaneamente ao acampamento para se alimentar, reforçado por seu contexto de vulnerabilidade social e pela inexistência de provas em contrário, impede a configuração do concurso de pessoas”, observou a PGR.

De acordo com a Procuradoria, “as circunstâncias não comprovaram que o denunciado tenha se aliado subjetivamente à multidão criminosa e somado seus esforços aos dos demais sujeitos, com a finalidade de consumar as figuras típicas imputadas e, efetivamente, concorrer para sua prática”.

Leia também: “Famílias dilaceradas”, reportagem publicada na Edição 251 da Revista Oeste


A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

5 comentários
  1. Anderson Lyncoln Vaz
    Anderson Lyncoln Vaz

    Kkkk essa revistinha acha que tem algum impacto kkkk Alexandre soltou porque era o que tinha que fazer … O importante e manter os bolsonarista na cadeia…

  2. Fabiano Vilas Boas
    Fabiano Vilas Boas

    Pqp!
    Foi mera coincidência temporal. O AM está cagando para a RO.
    É uma vergonha a RO querer mérito por algo tão aleatório assim. Mas há de se entender, dado que são baba ovo do Trump e ele é o rei desse comportamento!

  3. Leo Saraiva
    Leo Saraiva

    Agora lascou kkkkkkkkkk
    A Oeste relatou um caso que aconteceu ABSOLUTAMENTE FORA DA ALÇADA DELA e vem fazer chamada como se a reportagem fosse a responsável kkkkkkk
    Moraes calando vcs kkkkkkkkkkk ele sempre disse que seriam todos investigados um a um kkkkkkkk e quem tivesse culpa responderia por ela kkkkkkkkkkk denovo o gado manipulando informações pro curral pirar kkkkkk

  4. CARLOS GUEDES
    CARLOS GUEDES

    Espero que apareçam bons advogados para montar um senhor processo contra esse canalha e que o Estado tenha de pagar uma excelente indenização que permita que deixem de ser moradores de rua.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.