publicidade
No Ponto

Damares pede audiência com Fachin depois de condenação de pais por homeschooling

O objetivo é discutir o caso do juiz Júnior da Luz Miranda, responsável por condenar criminalmente pais adeptos do ensino domiciliar na cidade de Jales, interior de São Paulo

Bolsonaro Senadora Damares Alves, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado | Geraldo Magela/Agência Senado
Senadora Damares Alves, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado | Geraldo Magela/Agência Senado

Debates sobre o ensino domiciliar voltam ao centro das atenções depois que a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, solicitou uma reunião com o ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta segunda-feira, 25, conforme apurou Oeste. O objetivo é discutir o caso do juiz Júnior da Luz Miranda, responsável por condenar criminalmente pais adeptos do homeschooling na cidade de Jales, interior de São Paulo.

Leia também: “Quem é o juiz que condenou família por ensino domiciliar em Jales (SP)

Receba nossas atualizações

O magistrado, que atua na 2ª Vara Criminal de Jales, determinou pena de 50 dias de detenção, convertida em prestação de serviços à comunidade, aos pais de duas adolescentes, além de exigir a matrícula das meninas em escola regular. A decisão gerou ampla repercussão desde abril e motivou representações no CNJ contra o juiz, acusado de parcialidade pela defesa da família.

Argumentos do juiz e reação da sociedade

Na sentença, o juiz argumentou que o ensino domiciliar não possui regulamentação no Brasil e citou a recusa dos pais em permitir o contato das filhas com conteúdos populares, como o funk, como indicativo de preconceito e visão limitada de mundo. O caso tem mobilizado setores políticos, educadores e juristas, que manifestam preocupação com potenciais impactos sobre os direitos das famílias.

+ Saiba mais sobre os bastidores da política em No Ponto

No ofício encaminhado ao STF em 22 de maio de 2026, Damares Alves afirmou que busca diálogo institucional para preservar a confiança nas instituições e garantir o respeito às normas constitucionais. A senadora destacou o impacto de decisões judiciais isoladas sobre direitos fundamentais. “A presente solicitação decorre da ampla repercussão jurídica, social e institucional atribuída ao caso, especialmente em razão de decisões judiciais relacionadas à prática do ensino domiciliar (homeschooling), tema que possui elevada sensibilidade constitucional e impacto direto sobre direitos fundamentais ligados à liberdade educacional, ao poder familiar, à proteção integral da criança e à segurança jurídica das famílias brasileiras”, afirmou Damares Alves.

Trecho do ofício protocolado pela senadora Damares Alves | Foto: Reprodução
Trecho do ofício protocolado pela senadora Damares Alves | Foto: Reprodução

Regulamentação e desdobramentos recentes

O ensino domiciliar ainda não tem regulamentação no Brasil. Em 2018, o STF entendeu que a prática não é inconstitucional, mas sua implementação depende de lei aprovada pelo Congresso Nacional. A defesa da família de Jales também protocolou pedido de Processo Administrativo Disciplinar no CNJ, em que questiona a conduta do juiz, que, diante da repercussão, desativou suas redes sociais depois dos protestos de políticos e grupos conservadores.

Leia também: “Condenados por educar”, artigo de Mateus Conte e Isabela Jordão na Edição 323 da Revista Oeste

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.