publicidade
Brasil

Polícia Federal executa extradição de traficante paraguaio ao Brasil

Rodrigo Alvarenga Paredes é suspeito de liderar uma organização criminosa que teria enviado 17 toneladas de cocaína para a Europa

Agentes da Polícia Federal no Aeroporto de Caxias do Sul (RS) para o trabalho de extradição de um traficante paraguaio | Foto: Divulgação/PF
Agentes da Polícia Federal no Aeroporto de Caxias do Sul (RS) para o trabalho de extradição de um traficante paraguaio; criminoso vai ser encaminhado ao sistema prisional federal | Foto: Divulgação/PF

O Brasil executou, neste domingo, 25, a extradição do traficante paraguaio Rodrigo Alvarenga Paredes, de 36 anos. A ação ocorreu sob condução da Polícia Federal (PF).

De acordo com o órgão brasileiro, Paredes, que se apresentava no Paraguai como empresário, é suspeito de liderar uma organização criminosa que teria enviado 17 toneladas de cocaína para a Europa. Essas movimentações teriam gerado cerca de R$ 3,85 bilhões aos traficantes.

Receba nossas atualizações

Paredes estava preso no Paraguai desde março do ano passado. Na ocasião, ele foi alvo da Operação Hinterland.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Sob escolta de agentes da PF, Paredes desembarcou no Aeroporto de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. As autoridades responsáveis pelo caso levaram o traficante paraguaio foi para o sistema prisional do Rio Grande do Sul.

Ele, contudo, não seguirá em presídio gaúcho por muito tempo. Conforme a Polícia Federal, a transferência de Paredes para o sistema penitenciário nacional ocorrerá no decorrer dos próximos dias.

“A Polícia Federal ainda aguarda a extradição de outro estrangeiro investigado na Operação Hinterland, de origem albanesa e preso em Dubai”, afirma a PF, em nota oficial. “Responsável pela distribuição da cocaína no continente europeu.”

avião com traficante paraguaio
Traficante saiu do avião diretamente para um presídio em Caxias do Sul (RS) | Foto: Divulgação/PF

Prisão e acusações contra o traficante paraguaio

A prisão de Paredes ocorreu em um hangar na cidade de Luque. Segundo a Secretaria Nacional de Drogas (Senad) do Paraguai, ele é o líder local da organização criminosa. Além disso, recaem sobre ele acusações de ser o responsável por adquirir drogas da Bolívia e da Colômbia e enviá-las ao Brasil.

Leia mais:

De acordo com a Senad, Paredes possuía empresas nos setores financeiro e agrícola, utilizadas como fachada para suas atividades ilícitas de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Depois da prisão, os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na residência de luxo do traficante, localizada no bairro Los Laureles, na capital, Assunção.

Leia também: “‘O PCC montou um bunker no Guarujá'”, entrevista concedida por Tarcísio de Freitas aos jornalistas Branca Nunes e Silvio Navarro e publicada na Edição 179 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.