publicidade
Brasil

Anvisa pode retirar obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões

Diretoria do órgão vai se reunir hoje para debater o tema

máscaras
Movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Brasília | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai rever a determinação que obriga o uso de máscaras dentro de aviões e aeroportos no país. O tema será debatido nesta quarta-feira, 17, pela Diretoria Colegiada da entidade.

A expectativa é que o órgão determine o fim do uso de máscaras dentro dos aviões. A tendência, assim, é que o uso deixe de ser obrigatório e passe apenas a ser uma recomendação.

Receba nossas atualizações

Outros pontos das atuais restrições que são obrigatórios — como distanciamento entre pessoas, desembarque gradual por fileiras, protocolos de higienização e distribuição de álcool em gel — também podem ser alterados, em virtude do encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). Em maio, a Anvisa já havia flexibilizado as medidas sanitárias em aeroportos e aeronaves, no entanto, o uso de máscaras permaneceu.

Caso a mudança se confirme, o Brasil se junta a países da Europa e aos Estados Unidos, que já derrubaram a obrigatoriedade de máscaras nas aeronaves e dentro dos aeroportos.

Em maio, a União Europeia atualizou suas restrições e desobrigou o uso do acessório. Antes, em abril, os Estados Unidos já tinham retirado a obrigatoriedade das máscaras nos aviões.

Leia também: “O mundo sem máscara”, texto publicado na edição 111 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Elisabete de Godoi Buzoni
    Elisabete de Godoi Buzoni

    Deveria acabar com a obrigação destas máscaras. É uma hipocrisia! Em ônibus, muita gente passa a roleta, baixa a máscara, em laboratórios de exames a mesma coisa, as pessoas disfarçam sempre tirando um pouco a máscara, sem contar que as máscaras são carregadas nas bolsas, nos bolsos de calça, sem nenhum cuidado. Acho que já deu, cada tem que tomar os seus cuidados.

  2. Finlab
    Finlab

    Viu pessoal, Covid-19 não acabou ainda e já temos no Brasil milhares de casos de varíola dos macacos, que também é transmissível pelo ar em ambientes fechados. Cada um faz o que bem entende, mas não seria melhor usarmos máscara? Isso não tem nada a ver com política, é bom senso.

  3. Rubens
    Rubens

    O Brasil tem que parar de exigir vacina nas fronteiras.
    Sem vacina nao entra, e locura total !

  4. Nilson
    Nilson

    Já passou da hora de acabar com essa hipocrisia, na medida em que o serviço de bordo está liberado faz muito tempo e essas máscaras são totalmente inúteis, viraram sinalização de falsa virtude para esquerdistas.

  5. Remi Backes
    Remi Backes

    Como a gente pode levar a sério uma agência que libera uso de remédios e adota máscaras de pano para prevenção contra vírus. Qualquer testezinho daria para provar a total inutilidade das máscaras.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade