publicidade
Política

Deputado do PT se declara ‘maconheiro’ e diz que vai plantar cannabis com ex-presidiários

Depois de confronto com um manobrista, Renato Freitas dispara contra moradores de Curitiba (PR) e acusa a classe média de ser ‘hipócrita’

Renato Freitas
Renato Freitas (PT), deputado na Assembleia Legislativa do Paraná | Foto: Valdir Amaral/Alep

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) afirmou que pretende criar uma associação para o cultivo de cannabis medicinal.

A proposta inclui a participação de ex-presidiários no trabalho de plantio.

Receba nossas atualizações

Em entrevista ao portal Breeza, o parlamentar também se declarou “maconheiro” e associou a criminalização da droga ao racismo.

“Eu não fumo cannabis, eu fumo maconha”, disse. “Não sou canabizero, sou maconheiro. A planta é maravilhosa. A criminalização dessa planta na história de nosso país se demonstrou de caráter absolutamente racista.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Freitas afirmou que tentou cultivar maconha em casa. Segundo ele, chegou a plantar algumas sementes, mas a experiência não deu certo. “O bagulho não ajudou muito”, disse, ao contar que a mãe escondeu as mudas no banheiro da casa durante uma viagem.

O parlamentar argumentou que pretende formar um coletivo para o plantio de cannabis voltado a pacientes em situação de vulnerabilidade social. A proposta prevê que ex-detentos assumam a linha de frente da produção.

“O que a gente quer?”, interpelou. “Que os egressos do sistema carcerário tenham um protagonismo na associação de cultivo. Vamos poder fumar nossa maconha na cara da classe média, branca, hipócrita, de Curitiba. Isso vai ser uma vitória.”

Briga entre Freitas e manobrista vira caso no Conselho de Ética da Alep

Freitas foi protagonista de um episódio de agressão que viralizou nas redes sociais em 19 de novembro. As imagens mostram o deputado trocando socos e chutes com o manobrista Wesley de Souza Silva.

Durante a briga, o parlamentar quebrou o nariz, afirmou ter sido vítima de racismo e recebeu apoio de integrantes do partido, incluindo o presidente do PT, Edinho Silva.

+ Leia também: “Vídeo: deputado do PT protagoniza briga em Curitiba”

Os vídeos mostram que a discussão começou quando o carro de Wesley passou perto do deputado e de uma mulher que atravessavam a rua. Em seguida, o manobrista sai do carro e discute com Freitas, que está na calçada com um assessor. A dupla atravessa a rua e parte para cima de Wesley, iniciando a agressão.

Como resultado, representantes de diferentes legendas levaram ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) oito acusações contra Freitas. A mobilização cita um conjunto de regras e indica condutas que violam o comportamento ético de um parlamentar.

A lista inclui atitudes como tumultuar debates, agredir colegas dentro da Alep, usar o mandato para pressionar terceiros, revelar tratativas sigilosas, divulgar materiais restritos, manipular verbas de gabinete, favorecer financiadores e registrar presença de forma irregular.

Leia mais sobre:

12 comentários
  1. vanderley donizete das chagas
    vanderley donizete das chagas

    Se Curitiba que é um dos polos mais desenvolvidos deste país elege uma desgraça desta , imagina a qualidade dos eleitos nos grotões. Imagino que votam de brincadeira, depois são feitos de brinquedo por quatro anos .

  2. Silvio Ramos Jr.
    Silvio Ramos Jr.

    Tenho uma dúvida: ele é um parlamentar vagabundo ou um vagabundo parlamentar?

  3. Ana Paula Pedrosa de Lima Nogueira Corrêa Marques
    Ana Paula Pedrosa de Lima Nogueira Corrêa Marques

    Que diferença desse rapaz para o Nikolas. Ele suscita ódio nas pessoas, enquanto o Nikolas tem a simpatia das pessoas, com o seu jeito educado e cortês. Além disso, ele (Nikolas) é temente a Deus. E esse outro, invade igrejas, na hora das celebrações, em flagrante desrespeito ao direito ao culto. Tem que ser cassado.

  4. WILLIAM S.
    WILLIAM S.

    O Partido desse lixo diz tudo.
    Associar plantio e uso de drogas a população negra é um descalabro racista.

  5. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Não precisava se declarar, algumas coisas na vida são óbvias demais.😜

  6. IVAN SEVERO DA SILVA
    IVAN SEVERO DA SILVA

    Racismo? No seu caso é não querer ser contaminado com a sua estupidez

  7. Luiz Antônio Jalaim
    Luiz Antônio Jalaim

    Isso que se diz gente, é a prova viva de que o povo brasileiro joga o voto e o próprio dinheiro na privada.
    Pra que serve esse excremento numa Assembleia Legislativa? Qual projeto ele propôs?
    O custo de um deputado é alto, além de salário alto, todas as benesses do cargo, que lhe permite viver muito bem, e o jumento aproveita o tempo e fuma maconha. Fosse sério esse país, ao invés de de Assembleia Legislativa, deveria estar encarcerado a bem do serviço público. Aplausos pra quem saiu de casa pra votar nisso.

  8. clarice Bocchese da Cunha Simm
    clarice Bocchese da Cunha Simm

    Pobres pessoas de cor do Brasil por serem esteriotipados por tipo tão medíocre e inconsequente! Vergonha

  9. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Apologia ao crime, mais um detalhe na ficha desse sujeitinho desprezível. Apela para “racismo” para acusar quem condena seu comportamento antissocial. Sujeitinhos desse tipo só proliferam em ambientes salubres como o que impera atualmente na política do Brasil. O cara acaba por se demonstrar até cafajeste demais até para um petista; deveria juntar-se ao PSol que reúne a escória da escória.

  10. Plínio de Assis Tavares Junior
    Plínio de Assis Tavares Junior

    Quer dizer o que com isso ,que maconha é coisa pra negros? Racismo com maconha que tem a ver?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.