publicidade
Política

Preso por abusar da filha, ex-senador Telmário Mota vai para domiciliar

Político cumpre pena em casa e também é investigado por assassinato

ex-senador telmário mota preso
Telmário Mota enquanto exercia o mandato de senador por Roraima | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-senador Telmário Mota, de 67 anos, deixou a prisão nesta quinta-feira, 17, para cumprir pena em regime domiciliar. Condenado por importunação sexual contra sua filha adolescente, ele também é investigado por ser o suposto mandante do assassinato de sua ex-companheira, Antônia Araújo de Sousa.

A decisão foi tomada pela Vara de Execução Penal de Roraima, com base em laudos médicos que revelam uma série de comorbidades, como hipertensão, artrose, gastrite, miocardiopatia hipertrófica assimétrica e transtorno depressivo com ideação suicida grave.

Receba nossas atualizações

Leia mais notícias de Política em Oeste

A mudança de regime, autorizada pelo desembargador Ricardo Oliveira, terá validade inicial de 60 dias e impõe condições rigorosas: Mota está proibido de sair de casa, exceto com autorização judicial para tratamentos médicos, e será monitorado por tornozeleira eletrônica.

Depois deste período, o tribunal reavaliará a medida. A defesa, liderada pelo advogado Diego Victor Rodrigues, sustenta que o sistema penitenciário do Estado não possui estrutura para atender às necessidades de saúde do ex-parlamentar.

Leia mais:

Relembre o caso Telmário Mota

O ex-senador foi preso em outubro de 2023 e, em março de 2024, foi condenado a oito anos e dois meses de reclusão por importunação sexual e por oferecer bebida alcoólica a jovens menores de idade.

O crime ocorreu em 2022, quando sua filha, então com 17 anos, denunciou à polícia que o pai a havia obrigado a entrar em um carro e, em seguida, tentou abusar dela. A denúncia levou à sua prisão e posterior condenação.

telmário mota
O ex-senador Telmário Mota ao ser detido por policiais de Goiás | Foto: Divulgação/Polícia Civil de Goiás

Paralelamente à condenação por abuso, Mota é investigado pelo assassinato de sua ex-companheira e mãe da adolescente, Antônia Araújo, morta com um tiro na cabeça em setembro de 2023, em Boa Vista. O crime ocorreu dias antes de Antônia prestar depoimento no caso de abuso.

Natural de Normandia (RR), Mota foi senador por Roraima entre 2015 e 2023, com passagens por partidos como PDT, PTB, Pros e Solidariedade. Em 2022, tentou a reeleição, mas não obteve sucesso. Ele nega todas as acusações e afirma ser alvo de perseguição política.

Leia também: “Os xiitas da prisão domiciliar”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 14 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. Liberta Brasil
    Liberta Brasil

    Será que ele PASSOU BATOM NELA antes de abusar? POIS SE PASSOU ENTAO A PENA SERIA DE 17 ANOS, nao pelo estupro mas pelo uso de BATOM.

  2. Bibliófilo

    Importunar, sexualmente, a própria filha? Meu Deus! Estamos a caminho do fim dos tempos.

  3. Nilson Louzada Olivato
    Nilson Louzada Olivato

    Um sujeito com este histórico vai pra prisão domiciliar enquanto os manifestantes por emitir opinião continua preso e com penas de mais de 15 anos. O Brasil está do avesso.

  4. Renato
    Renato

    Então o Senador de esquerda possuía armas? Mas são a favor do desarmamento? Canalhas

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.