publicidade
Política

Bilynskj diz que PF mentiu sobre irmão de Lula em caso do INSS

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aponta contradições na fala do diretor-geral da corporação

Bilynskyj acusa diretor da PF de mentir sobre investigação envolvendo irmão de Lula no INSS | Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Bilynskyj acusa diretor da PF de mentir sobre investigação envolvendo irmão de Lula no INSS | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) afirmou a Oeste que o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, mentiu sobre o envolvimento de Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Rodrigues negou que o irmão de Lula seja investigado por suspeita de fraude. Além disso, afirmou que o inquérito originado a partir das irregularidades encontradas no INSS estava sob sigilo.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A declaração do deputado tem como base o depoimento de três delegados da PF à Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. São eles: Carlos Henrique Oliveira de Sousa, Luís Eduardo Melo de Castro e Alexandre Luís Alves.

A Câmara dos Deputados ouviu os delegados em uma audiência pública. O debate abordou a operação que revelou a fraude de descontos associativos em aposentadorias e pensões pagas pelo INSS, além de outros temas ligados à atuação da Polícia Federal no governo Lula.

A comissão, inicialmente, convidou Rodrigues para prestar esclarecimentos, mas ele não compareceu. Para Bilynskyj, portanto, a ausência demonstra uma tentativa clara de ocultar informações sensíveis à opinião pública.

“Os caras simplesmente disseram que o Andrei mentiu”, afirmou o parlamentar.
“O Andrei foi à mídia para dizer que o irmão do presidente Lula não estava sendo investigado pela Polícia Federal.”

Bilynskyj apontou as contradições do diretor-geral da PF.

“Primeiro, que o Andrei falou que o inquérito que estava sob sigilo”, afirmou o deputado. “Mas o sigilo só foi levantado quatro dias depois da entrevista que ele deu. E segundo, que ele mentiu, porque o irmão do Lula é investigado nesse inquérito da fraude do INSS. Tanto ele é investigado que existe uma proibição judicial da associação dele de fazer desconto na folha do INSS.”

Politização e blindagens na PF

Desde o retorno de Lula ao Palácio do Planalto, críticos colocam a Polícia Federal sob constante acusação de politização. Além disso, parlamentares de oposição apontam o uso político da corporação, sobretudo na condução de inquéritos contra adversários e na blindagem de aliados.

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos está no centro das investigações sobre a fraude bilionária que atinge aposentados do INSS. A suspeita envolve descontos não autorizados na folha de pagamento de aposentadorias e pensões. José Ferreira da Silva, o Frei Chico, é vice-presidente da entidade sindical.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    A pf é o IBGE perderam toda credibilidade se tem dúvida faz uma pesquisa.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.