publicidade
Política

Muro na cracolândia: Psol volta a acionar STF para cobrar explicações de Nunes

Partido insiste na remoção da estrutura

A estrutura, que tem 40 metros de extensão, foi erguida na Rua General Couto de Magalhães, no centro de São Paulo | Foto: Pedro Durán/Flickr
A estrutura, que tem 40 metros de extensão, foi erguida na Rua General Couto de Magalhães, no centro de São Paulo | Foto: Pedro Durán/Flickr

Nesta terça-feira, 21, o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) voltou a acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para cobrar explicações do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, sobre a recente construção de um muro na cracolândia.

Na sexta-feira 17, o Psol informou à Corte que havia expirado o prazo para que a gestão municipal explicasse a construção do muro. O ministro Alexandre de Moraes havia dado 24 horas para o prefeito esclarecer o assunto.

Receba nossas atualizações

A prefeitura alega que a notificação só ocorreu na segunda-feira 20. No pedido ao STF, o Psol reiterou que a notificação se deu na sexta-feira 17 e voltou a pedir que o muro seja derrubado. O partido também solicitou que o ministro imponha uma multa diária caso o prazo continue a ser ignorado.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Ricardo Nunes tem criticado as ações do Psol no STF, considerando-as uma perda de tempo. Na manhã desta segunda-feira, o prefeito afirmou que não havia sido notificado e que, quando isso acontecesse, a prefeitura responderia aos questionamentos.

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura confirma que a notificação foi recebida ontem, ou seja, dentro do prazo de 24 horas determinado por Moraes.

O muro na cracolândia

A estrutura, que tem 40 metros de extensão, foi erguida na Rua General Couto de Magalhães, no centro de São Paulo. O objetivo da construção é separar usuários de drogas do tráfego de pedestres e veículos.

Na quarta-feira 15, parlamentares do Psol enviaram um ofício ao STF em que pediram a destruição do muro construído na cracolândia.

Assinaram o ofício a deputada federal Luciene Cavalcante (Psol-SP), o deputado estadual Carlos Giannazi (Psol-SP) e o vereador da capital Celso Giannazi (Psol-SP). Eles sustentam que a barreira viola direitos fundamentais e desrespeita a decisão cautelar da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), que trata das políticas para a população em situação de rua em Estados e municípios.

3 comentários
  1. FRANCISCO FERREIRA
    FRANCISCO FERREIRA

    Esquerda sempre na vanguarda do atraso. Que deem uma solução para o problema no lugar de ficarem com vitimização. Cracolândia é um problema sério de saúde pública que vem sendo negligenciada pelos seguidos governos, sempre em nome da tal liberdade que impede a liberdade alheia e dilapida áreas, inclusive com desvalorização de imóveis gerando perdas a quem se sacrificou uma vida inteira para obter sua propriedade. Isso a esquerda perversa não vê. Só sabem proteger o que de pior existe.

  2. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    Esse PSOL de gente VAGABUNDA E DROGADA podiam fazer um favor ao povo do Brasil: vão para a PU#A que os pariu pelo buraco errado!

  3. Fernando Bergamaschi
    Fernando Bergamaschi

    Em vez de ficarem tentando remover o prefeito atual pra colocar um prefeito de esquerda, ou ficarem tentando arrumar pretextos pra culpar o prefeito atual, porque o governo federal não sai do discurso e vai lá fazer alguma coisa? Um monte de operação deflagrada, um monte de traficante preso…e aí? drogadição não é só um problema social não, é de segurança pública também. O prefeito sozinho não vai resolver, o governo do estado sozinho não vai resolver, o ministério da saúde tem que colocar um aparato pra receber e tratar os dependentes. Então, parem de fazer campanha pra reeleger o pinguinha e façam alguma coisa, mostrem como faz, já que vocês são os sabichões!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.