O governador em exercício do Rio de Janeiro, Ricardo Couto, realizou nesta segunda-feira, 25, novas mudanças na estrutura do governo do Estado. As alterações expandem a reforma administrativa iniciada nas últimas semanas no Palácio Guanabara. O Diário Oficial publicou as modificações, que atingem os setores de sistema penitenciário, arrecadação, planejamento, fiscalização de transportes e sistema socioeducativo.
A principal mudança ocorreu na Secretaria de Estado de Polícia Penal (Seppen). A policial penal Alessandra Rosa Altmayer Odawara assumiu o comando da pasta. Ela substitui Maria Rosa Lo Duca Nebel, que dirigia a Seppen desde abril de 2022 e foi a primeira mulher a ocupar o cargo.
Receba nossas atualizações
O governo também modificou a estrutura do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ), órgão responsável por grande volume de serviços e arrecadação estadual. Florisvaldo Moro assumiu o cargo de diretor-geral do departamento.
+ Entenda o que é Política em Oeste
Ainda no Detran-RJ, o governador exonerou Anderson Ramos de Arquino do cargo de coordenador-geral da Coordenadoria Geral de Julgamento e Controle de Infrações. Jeferson Louback ocupava essa função anteriormente. Além disso, Jivago de Almeida Moraes assumiu a chefia da Assessoria de Planejamento e Orçamento do Detran no lugar de Felipe Ferreira de Lima.
Outras mudanças no governo do Rio de Janeiro
Na Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), Pablo Villarim Gonçalves assumiu o posto de subsecretário de Planejamento e Orçamento. A nomeação ocorreu logo depois de Villarim deixar a Casa Civil, a pedido. Ele manteve espaço na área de execução orçamentária e financeira do Estado.
No Departamento-Geral de Ações Socioeducativas (Degase), Cristiano do Vale Maia assumiu a direção-geral. O antigo diretor, Victor Hugo Poubel, deixou o comando do órgão a pedido. O Degase coordena as unidades de internação de adolescentes em conflito com a lei.
Leia também: “Quem é Ricardo Couto, o magistrado que assume o governo do Rio de Janeiro”
As alterações alcançaram o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Detro), órgão que fiscaliza o transporte intermunicipal de ônibus e vans. Marcus Vinicius Porto Vieira assumiu a vice-presidência no lugar de Mariana Mendes Nogueira. O governo também exonerou Bianca Costa Lopes do cargo de chefe de gabinete.
Na Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), Ana Luiza Pereira Lima assumiu o cargo de subsecretária da pasta. Francisco Pereira Iglesias ocupava a função anteriormente.
O pacote de substituições amplia a reorganização iniciada por Ricardo Couto no comando interino do Estado. Nesse período, o governador trocou os titulares das secretarias de Governo, Saúde, Fazenda, Planejamento e Gestão, Ambiente e Sustentabilidade e Mulher. Ele também substituiu o comando da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).






































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.