publicidade
Política

Gleisi reclama de alta de juros e é corrigida no Twitter/X

Presidente nacional do PT culpou o Banco Central por 'juros estratosféricos', mas foi lembrada de que decisão foi unânime

Para alguns membros do próprio PT, críticas de Gleisi Hoffmann extrapolam limites e ampliam clima de tensão nas relações internas entre legendas de esquerda e o próprio governo | Foto: Divulgação/PT
Gleisi se manifestou no Twitter/X depois de o Copom decidir elevar para 11,25% a taxa de juros anual | Foto: Divulgação/PT

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do PT, criticou, mais uma vez, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de elevar a taxa de juros.

Para ela, o reajuste da Selic para 11,25% é uma “sabotagem à economia do país e eleva ainda mais os juros estratosféricos”. “Irresponsabilidade total com um país que precisa e quer continuar crescendo”, escreveu.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Logo depois, o Twitter/X acrescentou uma nota de correção, ao incluir contexto ao post de Gleisi. O texto lembra que a decisão do Copom foi adotada de “forma unânime por todos os membros do comitê”. “Inclusive o atual indicado do governo para assumir a presidência do Banco Central, Gabriel Muricca Galipolo, votou a favor”.

Print tuíte Gleisi
Print do tuíte de Gleisi e a nota de correção | Foto: Reprodução/Twitter/X

A decisão do Copom pela alta de 0,5 ponto porcentual na taxa de juros foi tomada em reunião na última quarta-feira, 6. Esse aumento é o mais significativo desde maio de 2022 diante da alta da inflação.

A inflação tem acelerado nos últimos meses, e analistas de mercado projetam um índice anual em 2024 superior ao teto da meta, de 4,5%. Isso se deve em parte ao excesso de gastos do governo Lula e à ausência de uma política fiscal sólida.

“O ambiente externo permanece desafiador, em função, principalmente, da conjuntura econômica incerta nos Estados Unidos”, informou a nota do Copom.

O governo segue afirmando que apresentará um plano de corte de gastos nesta semana.

Desde que Lula assumiu o governo, ele e seus aliados têm criticado exaustivamente a taxa de juros, pressionando por uma queda. O alvo preferencial dos ataques é o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que deixará o cargo no fim do ano. Ele foi escolhido ainda na gestão de Jair Bolsonaro e permaneceu por ter mandato e estabilidade no cargo.

Lula já escolheu Galípolo para substituir Campos Neto. O futuro presidente do BC também votou, na quarta-feira, a favor de elevar os juros.

A trajetória da taxa de juros

A Selic estava em 13,75% ao ano, em julho de 2023. De lá para cá, o Banco Central reduziu a taxa e a manteve em 10,5%, em junho de 2024. O aumento de setembro marcou o primeiro ajuste na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. Este é o segundo aumento consecutivo.

O mercado já antecipava este ajuste e projeta que a taxa alcance 11,75% até o fim de 2024, conforme o Relatório Focus do Banco Central. O órgão ainda analisa os fatores internos que poderiam contribuir para a inflação.

Leia mais sobre:

14 comentários
  1. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Qual a importância desse figura ? Vamos mudar de assunto

  2. Cláudio José Tessarini Gandolfi
    Cláudio José Tessarini Gandolfi

    Tá difícil de ler as matérias da oeste com esta janela flutuante que surgiu de uns dias pra cá.

  3. Bruno Thiago Souza de Lima
    Bruno Thiago Souza de Lima

    Povo totalmente despreparados, em tudo. Não pesquisam, não estudam e não se informam, parece que sentem prazer em passar vergonha.

  4. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    As surras que a esquerda vem tomando têm causado transtornos estratosféricos.

  5. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    Essa “coxa amante” falando e um gambá peidando, é a mesma coisa!!

      1. O BELFORROXENSE
        O BELFORROXENSE

        ah sim, coitado do gambá, não se compara a essa Amante…

  6. JOSÉ VALTER VIEIRA DA SILVA
    JOSÉ VALTER VIEIRA DA SILVA

    Essa Glesi é muito hipócrita…se mete em assinto que nada entende…petralhada maldita!!

  7. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Ela e seu partido são culpados pela alta da taxa de juros (incluindo fatores externos). É só cortar os gastos dos companheiros.

  8. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    Uma amante que só sabe ser amante de vagabundo e nada mais!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade