publicidade
No Ponto

Defesa de Silveira e associação sobre o 8/1 vão ser recebidos por relator de órgão da OEA

Representantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos vieram cumprir agenda no Brasil, a convite do governo Lula

manifestações - cpmi do 8 de janeiro - impeachment
Manifestantes sobem a rampa do Congresso Nacional, em 8 de janeiro de 2023 | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Pedro Vaca, relator para a liberdade de expressão de órgão vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA), vai receber, nesta terça-feira, 11, representantes da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro (Asfav) e o advogado Paulo Faria, que cuida do caso do ex-deputado Daniel Silveira.

Em um vídeo, a presidente da Asfav, Gabriela Ritter, lembrou que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, vinculada à OEA, recebeu uma série de denúncias de violações de direitos dos presos no protesto de 2023. Um dos manifestantes que também será ouvido é o jornalista Marcos Vanucci.

Receba nossas atualizações

“Silveira não foi esquecido e terá voz”, acrescentou Faria, sobre o convite à reunião na capital federal. “Trata-se de um passo a mais em busca da liberdade plena do ex-deputado.”

A OEA chegou ao Brasil em 9 de fevereiro, a convite do governo Lula, e ficará até o dia 14 deste mês. O grupo fará um giro por Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Visita de relator para a liberdade de expressão da OEA ao STF

pedro vaca luís roberto barroso alexandre de moraes
O relator para a liberdade de expressão da OEA, Pedro Vaca (à esq), o presidente do STF, Luís Roberto Barroso (no centro), e o ministro Alexandre de Moraes (à dir), em Brasília – 10/2/2025 | Foto: Antônio Augusto/STF

Na tarde de ontem, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o ministro Alexandre de Moraes receberam Vaca na sede do tribunal.

Barroso começou a reunião com explicação sobre o conjunto de fatos ocorridos no país que “colocou em risco a institucionalidade” e exigiu a “firme atuação do Supremo”. O juiz do STF fez menções ao ex-deputado Daniel Silveira, a situações de suposto risco democrático e ao 8 de janeiro.

Leia também: “Paulo Faria: ‘Advogar no Brasil do STF se tornou perigoso'”, entrevista publicada na Edição 255 da Revista Oeste

Confira ainda

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

16 comentários
  1. Valdinei Soares De Oliveira
    Valdinei Soares De Oliveira

    O sujeito é um esquerdista de carteirinha e veio a convite do Lula, não vai dar em nada. Ele nunca atendeu as queixas da direita. Ele é o sistema que está aí no poder. Um pau mandado, um Daniela Lima, Globo, etc.

  2. Ana Cristina Deschapelles
    Ana Cristina Deschapelles

    A OEA veio ao Brasil a convite do LULA?! Foi isso que eu li?! Ahh, pára né?! Isso é um jogo de cartas marcadas. Por isso eles ouviram primeiro os algozes e depois as vítimas. E por quê essa empolgação toda dos políticos de direita? Somos todos palhaços desse circo!!!

  3. Jair João Andrighetti
    Jair João Andrighetti

    Tomara que eu esteja enganado, mas não vejo algo bom vindo dessa OEA, na minha intuição é mais um órgão tomado por progressistas. Mas como eu disse, estou rezando para estar errado!

  4. Ernando Nogueira Barros
    Ernando Nogueira Barros

    Comissão de direitos humanos convidados por lula??

  5. Ayrton Flores Nunes
    Ayrton Flores Nunes

    Porque que os membros da corte brasileira estão tão sérios, nas últimas imagens geralmente aparecem sorrindo.

  6. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Gostei da foto. Olhando da direita para a esquerda daria uma ótima propaganda de loção capilar.

  7. José Maria (Zema)
    José Maria (Zema)

    Estão atendendo convite do Lula e posando com essas pessoas: o Vaca foi pro brejo.

  8. Mário Abranches da Silva
    Mário Abranches da Silva

    Vamos ver se neste mundo, ainda existe seriedade, verdade e ética

  9. Sérgio Tostes de Escobar
    Sérgio Tostes de Escobar

    Vamos ver o relatório da OEA, aí saberemos se é uma entidade séria!!🤔🤨

    1. Leo Saraiva
      Leo Saraiva

      😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣pqp🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 chama pra reclamar pq é a OEA, faz um auê dos infernos….. OEA vem analisar….. OEA vem ouvir……. OEA vai se reunir 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂uma semana de OEA pra lá e pra cá 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 daí solta essa…..pqp
      Melhor site de humor da América Latina 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  10. Audemir Loris
    Audemir Loris

    É desanimador o momento em que vivemos, de fato Rui Barbosa foi extremamente preciso ao declarar (ou profetizar):
    “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”
    Basta ver quem fez o convite e …. triste engano esperar pela verdade!!

  11. MNJM
    MNJM

    Ouvir Barroso e Moraes perda de tempo, ouvir narrativas formuladas pela USAID

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.