publicidade
No Ponto

Aliados costuram aproximação, e Malafaia deve anunciar apoio público a Flávio

Pastor avalia como positiva a pré-campanha do senador, que está ampliando o eleitorado da direita

O pastor Silas Malafaia e o senador Flávio Bolsonaro, na manifestação Acorda, Brasil, na Avenida Paulista | Foto: Jefferson Aguiar/Pera-Photo Press/Estadão Conteúdo
O pastor Silas Malafaia e o senador Flávio Bolsonaro, na manifestação Acorda, Brasil, na Avenida Paulista | Foto: Jefferson Aguiar/Pera-Photo Press/Estadão Conteúdo

O pastor Silas Malafaia deve declarar apoio público à candidatura presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no começo oficial da campanha. Esse movimento, segundo relatos obtidos por Oeste, está sendo costurado por aliados próximos da família Bolsonaro e por lideranças evangélicas.

“O pastor vai declarar apoio depois da descompatibilização”, disse uma das fontes ouvidas pela reportagem, em referência ao prazo em que ocupantes de cargos públicos precisam se afastar para disputar eleições. Nesse caso, ocorrerá quando Flávio abrir mão da cadeira no Senado para anunciar oficialmente a disputa ao Planalto. Ele deve confirmar a candidatura até 4 de abril.

Receba nossas atualizações

A iniciativa de Malafaia ocorre em meio à reorganização do grupo político ligado ao ex-presidente. Com Bolsonaro em prisão domiciliar, aliados passaram a estruturar um plano de transição que preserve o capital político do bolsonarismo.

Nesse cenário, o apoio de Malafaia é tratado como peça-chave. Líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e um dos principais nomes do segmento evangélico alinhado à direita, o pastor teve papel ativo nas eleições de Bolsonaro, mobilizando fiéis e participando de atos públicos.

Como mostrou Oeste, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também seguirá o mesmo movimento. A expectativa é que o anúncio ocorra nas próximas semanas.

Elogios de Malafaia

Aliados diretos de Malafaia afirmam que o pastor vê a candidatura de Flávio como viável e em crescimento. A avaliação é que o senador conseguiu, nos últimos meses, ampliar o alcance para além do eleitorado estritamente bolsonarista.

Segundo interlocutores, Flávio passou a buscar diálogo com setores de centro-direita e com lideranças regionais que não estiveram diretamente alinhadas ao núcleo mais próximo do bolsonarismo.

Nos bastidores, aliados citam como exemplos dessa estratégia a aproximação com lideranças estaduais nos Estados do Sul e do Sudeste, regiões consideradas decisivas nas eleições presidenciais.

+ Saiba mais sobre os bastidores da política em No Ponto

A aliança entre PL e Novo no Paraná é a principal aliança anunciada até agora: o senador Sergio Moro trocou o União Brasil pelo PL, a fim de concorrer ao governo paranaense pelo partido de Bolsonaro. Deltan Dallagnol (Novo) e Filipe Barros (PL) devem concorrer ao Senado com apoio do filho 01 do ex-presidente.

Indagado por Oeste, Malafaia disse que se pronunciará em outro momento. “Na hora certa”, afirmou o pastor.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Lauro Patzer
    Lauro Patzer

    A direita não se pode dividir com muitos candidatos. Além de eleger o presidente, a grande preocupação é fazer maioria no Senado para uma reforma incisiva no STF. Deve haver uma reforma profunda, encurtando o mandato para 10 anos. Critérios para indicação, um juiz de carreira com o mínimo de 15 anos na função. Ainda, uma reforma intensa, cortando os privilégios e com absoluta proibição de outras atividades econômicas, palestras restritas apenas à área jurídica, sem pronunciamentos políticos. Por fim, transparência total dos bens e dos ganhos mensais e nada de sigilos. A transparência evita falcatruas.

  2. Mario Jorge Sampaio
    Mario Jorge Sampaio

    … o candidato deveria ser o Tarciso. Não votarei nesse indivíduo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.