publicidade
Mundo

Comemorações do título do PSG deixam mortos e mais de 500 presos

Celebrações aconteceram em Paris; internautas associam os atos a imigrantes

Torcedores comemoram título do PSG | Foto: Redes sociais/Reprodução
Torcedores comemoram título do PSG | Foto: Redes sociais/Reprodução

As comemorações pela vitória do Paris Saint-Germain (PSG) na Liga dos Campeões da UEFA, neste sábado, 31, resultaram em dois mortos, 192 feridos e 559 pessoas detidas em toda a França, segundo balanço preliminar do Ministério do Interior divulgado neste domingo, 1º.

A vitória do PSG, que derrotou o Inter de Milão por 5 a 0 em Munique, marcou a primeira conquista europeia do clube e foi celebrada com entusiasmo por torcedores em várias cidades. No entanto, as festividades foram acompanhadas por episódios de violência, acidentes e confrontos com a polícia.

Receba nossas atualizações

Um dos mortos é um jovem de 17 anos, que foi esfaqueado no tórax durante uma aglomeração em Dax, por volta das 23h de sábado (horário local). Segundo informações da polícia, o autor do ataque fugiu e permanece foragido. As circunstâncias do crime ainda são desconhecidas.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

A segunda vítima fatal é um homem de 23 anos, condutor de uma motocicleta, que morreu em Paris depois de ser atingido por um carro que transportava torcedores do PSG em alta velocidade. A informação foi confirmada por fonte próxima à investigação.

Em outro incidente, em Grenoble, um veículo atropelou quatro pessoas durante as celebrações. O motorista foi detido. Na cidade de Coutances, na região da Mancha, um policial foi gravemente ferido no rosto por um disparo de rojão. O incidente ocorreu pouco antes das 23h de sábado.

Um procurador local informou na manhã de domingo que “o estado do policial, atingido na arcada superciliar, é preocupante” e que ainda há “poucos elementos concretos” sobre o ocorrido. Foi aberta uma investigação por violência dolosa contra autoridade pública.

Leia também:

Internautas discutem origem do caos depois de título do PSG

Depois dos episódios de violência registrados durante as comemorações, usuários de redes sociais passaram a divulgar versões distintas sobre a origem dos envolvidos nos confrontos, saques e atos de vandalismo.

Publicações amplamente compartilhadas em plataformas como o X atribuem os distúrbios a supostos grupos de imigrantes, especialmente de origem norte-africana. Alguns usuários mencionam “gangues de imigrantes ilegais” como responsáveis por parte das ocorrências.

Em sentido oposto, outros comentários rejeitam essa hipótese e associam os incidentes ao comportamento de torcedores violentos, vinculados à cultura das torcidas organizadas no futebol francês. Alguns comparam os vândalos aos hooligans, que têm histórico de envolvimento em episódios de violência ligados ao futebol em diversos países europeus.

Até o momento, o Ministério do Interior da França e as autoridades policiais não divulgaram informações sobre a identidade ou o perfil dos detidos. Diante da ausência de dados oficiais, as alegações veiculadas nas redes permanecem no campo especulativo.

Leia também: “Um Ministério do Esporte contra as mulheres”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 147 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Christian
    Christian

    Não é mais a França de minha infâcia e juventude.
    Se os franceses não retomarem seu lugar, só restará uma nova “Reconquista” nos mesmos moldes que Charles Martel o fez para expulsar os mouros da França.

  2. PCC
    PCC

    Esse é o mundo hoje. Se fosse no Brasil os criminosos após a audiência de custódia já estariam soltos e os policiais presos.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.