O jornal O Globo divulgou nota de repúdio contra os planos criminosos do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que pretendia forjar um assalto para agredir fisicamente o colunista Lauro Jardim. A trama foi revelada pela terceira fase da Operação Compliance Zero, que resultou na prisão preventiva de Vorcaro por ordem do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o magistrado, o objetivo era “prejudicar violentamente” o jornalista para intimidar críticas aos interesses privados do banqueiro.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Receba nossas atualizações
Em nota oficial, o veículo de comunicação afirmou que “os envolvidos nessa trama criminosa devem ser investigados e punidos com o rigor da lei” e ressaltou que seus profissionais não se intimidarão. O plano foi descoberto em mensagens da Polícia Federal (PF) no celular de Vorcaro, em um grupo de WhatsApp intitulado “A Turma”. Nos diálogos, o banqueiro (identificado como DV) autoriza o monitoramento de Lauro Jardim e afirma explicitamente: “Quero mandar dar um pau nele. Quebrar todos os dentes. Num assalto”.
Vorcaro tinha um “sicário”
As investigações revelam que Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, apelidado de “Sicário”, era o braço operacional de Vorcaro. Além de coordenar a vigilância de “adversários”, Mourão realizava consultas ilegais em sistemas restritos de órgãos públicos. A PF identificou acessos indevidos a bases de dados do Ministério Público Federal (MPF), da própria Polícia Federal e até a sistemas internacionais, com uso de credenciais de terceiros.
A decisão de André Mendonça destaca que a estratégia de simular crimes comuns para mascarar retaliações políticas ou empresariais é uma afronta direta à liberdade de imprensa e ao Estado de Direito. Para os investigadores, a estrutura montada por Vorcaro funcionava como uma milícia privada voltada para a proteção de seus negócios por meio da coação e da violência.
Leia também: ”Quero quebrar todos os dentes dele’, diz Vorcaro em mensagem sobre jornalista”
Relatores das CPIs do INSS e do Crime Organizado comemoram prisão de Vorcaro
Master: quem são os presos e quais as medidas cautelares impostas por Mendonça
Caso Master: Vorcaro subornou servidor do BC com viagem à Disney, diz PF
O mais impressionante disso td é a cegueira ideológica e seletiva do pgr, que não viu motivo suficiente pra prisão dos meliantes. Definitivamente o Brasil é um narcoestado.
A IMPREMSA CHAPA BRANCA VÊ AGORA O MONSTRO QUE CRIOU QUERENDO LHE DEVORAR…E AGORA ?
TUDO ERA GOLPISMO E TEORIA DA CONSPIRAÇÃO ?
AJUDARAM A JOGAR ESSE PAÍS NA LATA DE LIXO…. DESEJO QUE SEJAM DESCARTADOS JUNTO !
Pimenta no dos outros é refresco. Se fosse contra jornalistas de fora do sistema, ela nem
Dariam a notícia
Agora globo quer ser vítima ….
Globo, denuncia tudo que o Vorcaro tem …