publicidade
Imprensa

Associação critica transformação de personagem em mulher trans em novela da Globo

Produção teria gerado um 'impacto doloroso' na comunidade intersexo

mulher trans globo
Maria Luísa Mendonça interpretou Buba na primeira versão de "Renascer", em 1993; Gabriela Medeiros assume o papel no remake de 2024 | Foto: Foto 1: TV Globo/Divulgação l Foto 2: Estevam Avellar/TV Globo/Reprodução

Recentemente, a Abrai (Associação Brasileira de Intersexos) afirmou que a personagem Buba, integrante do elenco da novela Renascer, da Globo, ter deixado de ser intersexo para se tornar uma mulher trans no remake da produção gerou um “impacto doloroso” na comunidade intersexo.

A presidente da associação, Thais Emília de Campos, em entrevista à CNN, falou sobre a reação negativa da comunidade em relação à notícia da mudança na novela.

Receba nossas atualizações

“As pessoas intersexo sentem como um apagamento. Talvez as pessoas da produção da novela não tenham percebido, no momento de mudar a personagem, o quanto isso traria de impacto doloroso às pessoas intersexo”.

Thais à CNN.

A autoria da novela é de Benedito Ruy Barbosa, e a primeira edição da obra de teledramaturgia é de 1993. Nesta versão, Buba era uma pessoa intersexo — à época chamada de hermafrodita.

mulher trans globo
Buba é interpretada pela atriz Gabriela Medeiros no remake da novela | Imagem: Rede Globo/Reprodução

Transformação em mulher trans na Globo gera críticas

Porém, no remake de 2024, com texto de autoria de Pedro Luperi, Buba não é mais apresentada como intersexo (ou hermafrodita), mas sim como uma mulher trans. De acordo com a Abrai, a personagem Buba era a única intersexo na televisão e, por isso, tinha fama mundial, servindo de representatividade para a causa.

“A Buba sempre foi a personagem-referência numa novela de mais de 30 anos. Muitos médicos utilizaram a personagem Buba para explicar às famílias o que é uma pessoa intersexo”.

Thais Emília.

A presidente da associação diz ainda que “muitos sentiram como se tivessem suas identidades perdidas. Já existem outros personagens trans, porém a única personagem intersexo que havia em alguma novela, e até mundialmente conhecida, era a Buba”.

“A pauta trans é importante. Mas não precisa fazer uma luta apagando outra. Vamos fazer lutas juntas. Afinal, muitas pessoas são trans e intersexo”, disse ainda Thais.

+Leia mais notícias da Imprensa em Oeste.

A presidente da associação afirma também que entende ser “perfeitamente possível” fazer uma personagem trans e intersexo. “Na própria diretoria da Abrai, quase todas as pessoas são trans e intersexo. Isso traria visibilidade para ambas as causas”, acrescentou.

Foi o autor da nova versão da novela, Bruno Luperi, quem decidiu pela mudança. Ele acredita que a questão da transexualidade tem mais visibilidade atualmente, sendo portanto melhor compreendida pelos telespectadores.

Leia também

Leia mais sobre:

9 comentários
  1. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    façam como eu e muitos: deixe3m de dar ibope a esta me@da de emissora!

  2. Rubens Bussacos
    Rubens Bussacos

    A desgraça é saber que ainda tem gente vendo a #GloboLixo, eles merecem ver porcaria!

    1. JORGE LUIS
      JORGE LUIS

      Quem em poucas palavras consegue expressar uma ideia, sabe o que quer…

  3. Jorge
    Jorge

    Se transformassemos todos os problemas de ordem particular, em causas coletivas, no que se transformaria a sociedade?
    Ela não se humanizaria, como muitos suporiam, nosso sistema social, não é uma sociedade de capacitação coletiva, nem de humanização, os que deveriam trabalhar para isso, trabalham apenas para a evolução dos mecanismos que mantém tudo funcionando como está!
    Vejam o massacre que é o transporte daqueles que geram riqueza ao estado, quando todos precisam de um recurso público ao mesmo tempo, assistimos a um filme de terror !
    Imaginem então, os que possuem necessidades especiais, sendo manipulados para atenderem agendas, cujos objetivos fogem dos interesses da população afetada!
    Me lembrei de uma frase do deputado Clodovil :
    “Sexualidade é como roupa íntima e não como bandeira política! ”
    Acho que ele estava certo!

  4. MNJM
    MNJM

    Globo é a decadência total. Jornalismo militante da nojo assistir, na realidade qdo estou em algum local onde esteja sintonizado. Na minha casa não existe a Globolixo. Todos que tem os neurônios em perfeita sintonia deveriam fazer o mesmo.
    Emissora medíocre., justificando a perda de audiência e anunciantes. Precisam mesmo se vender ao Governo fazendo caras e bocas p passar pano em fatos injustificáveis Prestam um desservico a sociedade .

  5. Ricardo Fonseca Alves
    Ricardo Fonseca Alves

    Que PAPELÃO A REVISTA OESTE dar palco pra esse tipo de bobagem e também de ABERRACAO!

  6. Mario Hugo Ladeira Filho
    Mario Hugo Ladeira Filho

    A novela,a personagem e a Globo, vão morrer juntas nos próximos capítulos.
    Pra atrapalhar, vou contar o assassino.
    É o tal de Mercado.

    1. Ivan Sérgio de Paula lima
      Ivan Sérgio de Paula lima

      Perfeito! Globolixo no lixo! Literalmente!

  7. Daniel BG
    Daniel BG

    vou usar a palavra da moda o 9: “a narrativa” poderia ser outra. Buba poderia decidir por virar homem, mas que teria atração por homem. Ficaria bom o final.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade