publicidade
Economia

Empresa dos irmãos Batista teve 17 reuniões em ministério antes de receber benefício do governo Lula

Ministro Alexandre Silveira se encontrou com presidente da Âmbar fora da agenda oficial

O presidente Lula e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira | Foto Valter Campanato/Agência Brasil
O presidente Lula e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira | Foto Valter Campanato/Agência Brasil

Executivos da Âmbar Energia, empresa do Grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, foram recebidos 17 vezes no Ministério de Minas e Energia fora da agenda oficial.

Os encontros ocorreram antes da edição da medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 13 de junho que beneficiou um negócio da companhia na área de energia elétrica e repassou o custo para todos os consumidores brasileiros.

Receba nossas atualizações

O ministério e a Âmbar afirmaram ao jornal O Estado de S. Paulo que não trataram da medida provisória nas conversas, mas também não informam o conteúdo dos encontros.

As reuniões ocorreram entre junho de 2023 e maio deste ano. Os executivos da Âmbar tiveram encontros reservados com o ministro Alexandre Silveira, o secretário-executivo Arthur Cerqueira, o secretário nacional de Energia Elétrica, Gentil Nogueira, e o ex-secretário-executivo da pasta Efrain Cruz.

A última reunião foi entre Silveira e o presidente da Âmbar, Marcelo Zanatta, no dia 29 de maio, uma semana antes de o texto da medida provisória sair do Ministério de Minas e Energia e ir para a Casa Civil, informou o Estadão.

O chefe da pasta também recebeu o executivo no dia 21 de maio, mas nenhum desses encontros aparece na agenda oficial e pública de Alexandre Silveira.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Novo descobriu reuniões da empresa dos irmãos Batista no ministério

Os registros foram enviados em resposta a um pedido via Lei de Acesso à Informação formulado pelo partido Novo.

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) destacou a falta de transparência e de lisura do processo.

“As evidências de repetidas reuniões entre representantes da Âmbar Energia e o Ministério de Minas e Energia e a celeridade incomum na aprovação dessa medida levantam sérias questões sobre a transparência e a lisura deste processo”, afirmou a parlamentar.

Leia também: “Governo Lula edita MP que favorece irmãos Batista”

Depois da publicação da medida provisória, o ministro Alexandre Silveira afirmou que o benefício à empresa dos irmãos Batista foi uma “mera coincidência”. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi acionada para investigar a negociação.

A medida provisória assinada por Lula prevê recursos para socorrer o caixa da Amazonas Energia e cobre pagamentos que a distribuidora deve fazer para termelétricas compradas pela Âmbar da Eletrobras. Esse dinheiro virá dos consumidores, que serão cobrados na conta de luz por até 15 anos.

9 comentários
  1. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    Estes “belos” aí iam ao Jaburu nas madrugadas vá ver para serenatear pr’alguém já que negociata nem pensar é claro … te cuida Lula, olho vivo.

  2. Herbert Gomes Barca
    Herbert Gomes Barca

    mera coincidência !!! é o novo nome da roubalheira e trambiques desse desgoverno currupto !! e revoltante demais

  3. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Ah ladrao descarado!!! 17 reuniões?. Deviam estar brigando sobre o valor da própria para o governo e o juíz que perdoou a multa

  4. Pedro Jaime Nogueira
    Pedro Jaime Nogueira

    As reun iões devem ter sido para ajustar as festividades deNatal, nada a ver com a MP. Pobre povo brasileiro…

  5. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Investigação em Bruno Dantas e seus padrinhos…desde a época do Sarney….infelizmente o Brasil não foca investigações no que realmente atrasa nosso desenvolvimento social e econômico…OLIGARCAS e suas empresas precisam serem enquadrados..são 15 conglomerados familiares mafiosos e golpista…O deputado Luís Felipe de Orleans no CPAC merece ser ouvido em sua palestra…a divisão do BUTIN é essa…os comunistas socialistas ficam com os maiores sorvedouros de dinheiro público impostos e as 15 famílias corruptoras e patrocinadores de golpes e fraudes nas eleições..fazem seus negócios crescerem e se diversificar através do executivo.

  6. David S
    David S

    Nosso país hoje não passa de um prostíbulo a céu aberto.
    O que mais traumatiza, é que ao invés dos bandidos estarem devidamente em cana, estão no poder!.
    Como se diz no popular, É MOLE…..

  7. Oswaldo Galvão Carvalho
    Oswaldo Galvão Carvalho

    precisam investigar essa e outras histórias envolvendo o lulladrão e os irmãos Batista.
    o lulladrão é … ou não, o sócio oculto dessa “organização”.
    afinal, neste país, conflito de interesse não existe mesmo.
    pobre e podre BRASIL.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.