publicidade
Economia

Corte de gastos anunciado por Haddad não é suficiente, avaliam economistas

Ministro da Fazenda anunciou pente-fino em benefícios sociais para cumprir regra fiscal

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao lado do deputado José Guimarães, do PT | Foto: Reprodução/Flickr
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao lado do deputado José Guimarães, do PT | Foto: Reprodução/Flickr

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou um corte de R$ 25,9 bilhões em despesas com benefícios sociais. A medida foi considerada positiva por economistas, porém, insuficiente para solucionar os problemas fiscais do país.

A reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada antes do anúncio, foi crucial para a decisão. O anúncio ocorre em um momento de turbulência nos mercados e crescente desconfiança sobre o compromisso do governo com as regras fiscais.

Receba nossas atualizações

Economistas acolheram a medida de Haddad de forma favorável, mas destacaram que ainda há muito a ser feito.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

O economista-chefe da Warren Investimentos, Felipe Salto, elogiou as declarações de Haddad. “Na direção correta da responsabilidade fiscal, com respaldo do presidente Lula, para que se realizem as medidas necessárias ao cumprimento do novo arcabouço fiscal”, escreveu no X/Twitter.

Já o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, afirmou ao jornal Folha de S.Paulo a necessidade de ajustes adicionais em áreas como educação, saúde e previdência. André Perfeito, por sua vez, considerou o corte uma solução paliativa.

No mesmo dia do anúncio, o dólar registrou uma queda de 1,72%, ao refletir uma reação positiva do mercado ao anúncio.

Lula e Haddad reafirmam compromisso fiscal

O presidente Lula reafirmou o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal na última terça-feira, 3, enquanto Haddad destacou a importância de cumprir o novo arcabouço fiscal. O ministro da Fazenda também garantiu que o corte é baseado em dados técnicos e leis aprovadas anteriormente.

As contenções anunciadas serão formalizadas no dia 22 de julho, e o governo iniciará um processo de revisão de benefícios previdenciários e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.