publicidade
Brasil

Saúde volta a negar prejuízo a São Paulo na distribuição de doses

Representantes da pasta disseram que o programa de imunização não segue 'lógica proporcional' de acordo com a população

Em entrevista coletiva que contou com a participação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quarta-feira, 18, o Ministério da Saúde voltou a negar que tenha prejudicado alguns Estados, como São Paulo, na distribuição de doses de vacinas contra a covid-19.

O governador paulista, João Doria (PSDB), vem acusando a pasta de não ter entregado cerca de 228 mil doses do imunizante da Pfizer ao Estado. A pasta reiterou que  a determinação do governo federal é distribuir as doses de forma proporcional à evolução do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e não pela população de cada Estado, justamente para evitar disparidades.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Saúde rebate Doria e afirma que ‘nenhum Estado é prejudicado’ em distribuição de doses”

“O plano [de imunização] não seguiu e não se propôs a seguir uma lógica proporcional à quantidade de população de cada unidade da Federação. E, sim, a uma lógica proporcional correspondente aos grupos prioritários”, explicou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

“Quando finalizamos a vacinação dos grupos prioritários, precisamos tirar uma fotografia do país. Não há uma alteração de metodologia. Há, de fato, um ajuste na distribuição para que a gente continue perseguindo essa lógica dos grupos prioritários”, afirmou. Segundo Cruz, “não haverá nenhum prejuízo na distribuição da segunda dose” para nenhum Estado do país.

Leia também: “Doria afirma que Saúde ainda não entregou doses da Pfizer: ‘Prometeu e não cumpriu’”

“Precisamos agora ajustar para que a gente faça uma distribuição mais equânime para todo o país. Para que todos os Estados tenham a oportunidade, de forma equânime, de avançar na vacinação de todos os adultos”, disse o secretário.

Antecipação de doses

O ministro Marcelo Queiroga voltou a falar na possibilidade de antecipar o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina da Pfizer. Atualmente, esse prazo é de 90 dias.

“Agora que conseguimos atingir um percentual muito grande de brasileiros vacinados com a primeira dose, estamos estudando alterar o intervalo entre as doses de vacinas como a da Pfizer. Nós avançaremos, assim, em relação à segunda dose”, afirmou Queiroga.

Leia também: “Ministério da Saúde negocia com Pfizer compra de vacinas para 2022”

O ministro disse ainda que o país enfrenta um momento melhor em relação à pandemia, na comparação com o pico registrado entre março e abril. “Temos uma média móvel de 800 óbitos por dia. É claro que é um número que nos preocupa. Não estamos aqui comemorando, mas já é um alento de que as políticas públicas conduzidas pelo Ministério da Saúde têm sido bem sucedidas”, afirmou.

Terceira dose

Em relação à possível aplicação de uma terceira dose das vacinas contra a covid-19, o ministro disse que “ainda não há uma evidência científica sólida a respeito” de como isso deve ser feito.

“A gente vai começar por grupos prioritários. De novo, profissionais de saúde, os mais idosos”, afirmou Queiroga. “Estamos planejando para que, no momento em que tivermos todos os dados científicos, número de doses suficientes, já possamos orientar o reforço dessa vacina, em relação a todos os imunizantes disponíveis.”

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade