publicidade
Sem Categoria

Partidos tentam impedir uso de fundos eleitoral e partidário para coronavírus

Líderes de siglas jogam para o governo federal a maior parte da responsabilidade sobre os recursos públicos destinados ao combate à pandemia

guerra das CPIs no Congresso
Deputados e Senadores não querem usar fundo partidário na covid-19 | Foto: Pedro França/Agência Senado

Líderes de siglas jogam para o governo federal a maior parte da responsabilidade sobre os recursos públicos destinados ao combate à pandemia

Plenário do Senado
Deputados e Senadores não querem usar fundo partidário na covid-19 | Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Caciques de partidos como PSB, PSDB, DEM e Solidariedade iniciaram um movimento para tentar impedir que avance no Congresso qualquer proposta legislativa que destine recursos do fundo partidário e fundo eleitoral para o combate à covid-19.

Receba nossas atualizações

MAIS: Tribunal atende ao Senado e impede uso de fundo partidário para covid-19

Nesta quinta-feira, 9, houve uma reunião por videoconferência com as principais lideranças dessas siglas para começar a traçar estratégias contrarias à transferência dos fundos para o Ministério da Saúde. Entre as lideranças que participaram do encontro, estavam o presidente do Solidariedade, o deputado Paulinho da Força (SP) e o ex-ministro e ex-deputado federal Bruno Araújo, presidente do PSDB. Os presidentes do PT, Gleisi Hoffmann e do PSL, Luciano Bivar, não participaram do encontro, mas já sinalizaram a aliados que apoiam a iniciativa.

A ideia dos caciques partidários é pressionar seus deputados e senadores a não encampar esse tipo de proposta. Os líderes desses partidos avaliam que a destinação de recursos de ambos os fundos inviabiliza o funcionamento das agremiações e as eleições municipais de outubro. Para 2020, o fundo partidário, que sustenta a estrutura das siglas, será de aproximadamente R$ 1 bilhão; o fundo eleitoral, que arca com os gastos de campanhas políticas, será de R$ 2 bilhões.

A visão dos caciques e presidentes das legendas é que cabe ao governo federal, não aos partidos, destinar recursos para o combate ao coronavírus. A única sigla que se posicionou oficialmente a favor da destinação dos fundos eleitoral e partidário à covid-19 foi o Novo. Mesmo assim, essa postura provocou crítica de parlamentares, tanto do Senado, quanto da Câmara.

ENTENDA: Saiba a diferença entre os fundos eleitoral e partidário

Os parlamentares que são contra a ideia também argumentam que o dinheiro dos dois fundos é importante para incentivar a formação de novas lideranças e incentivar candidatos que não contam com recursos próprios, já que, em teoria, o dinheiro público poderia ser distribuído de forma igualitária entre todos os filiados. Na prática, porém, o financiamento público de campanha aumentou o poder dos caciques políticos em todo o Brasil e concentrou o custeio de candidaturas nos nomes escolhidos pelos presidentes estaduais e nacionais das siglas.

7 comentários
  1. Moacir
    Moacir

    Quando veremos um projeto APROVADO de redução temporária de salários para os funcionários públicos FEDERAIS e ESTADUAIS ????

  2. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    É o GRANAVÍRUS, realçando o o seu poder destrutivo

    1. Alvaro
      Alvaro

      Recebi um aviso dessa revista que estou indo rápido demais, ou seja entendi que estou enviando muitos comentários, é fato ? .Pois acabei de enviar um e ele não foi publicado, isso é censura? Se for estou fora !

      1. Antonio
        Antonio

        Qdo teremos a vacina fatal pra eliminar estes nossos antigos vírus made in Brazil que usam gravata e imunidade ? Meu Deus!!!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade