publicidade
Sem Categoria

Líder do governo mantém fidelidade irrestrita a Bolsonaro e ao Executivo

Vitor Hugo (PSL-GO) afirma que retirada da trave que limita o aumento de salários a algumas categorias do serviço público teve o aval direto do presidente da República

Vitor Hugo (PSL-GO) afirma que retirada da trave que limita o aumento de salários a algumas categorias do serviço público teve o aval direto do presidente da República

Receba nossas atualizações

A despeito do que dizem e apontam alguns, o líder do governo na Câmara, Vitor Hugo (PSL-GO), mantém o alinhamento e a fidelidade ao governo federal.

O parlamentar foi acusado de ter ido contrário às orientações do ministro da Economia, Paulo Guedes, ao apoiar a retirada de limitações de reajustes de salários a algumas categorias do serviço público na aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 39/20. Mas ele teve apoio e a determinação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O deputado usou tempo de fala na tribuna do Plenário para justificar os acontecimentos da votação de terça-feira, 5. Ele admitiu que a equipe econômica pleiteou a inserção da trava normativa “desde que diretamente envolvidos com o combate à covid-19” para limitar a estrita concessão de benefícios a servidores que estejam na linha de frente.

A frase gerou muita polêmica. Afinal, era quase unânime o entendimento de que a regulamentação seria muito burocrática e sem efeito prático. “Seria difícil de ser regulamentado e seria uma medida inócua. Avaliamos, conversando com os demais líderes, que havia maioria formada”, ponderou Vitor Hugo.

Razoável

A equipe econômica queria evitar que um servidor da Polícia Federal (PF) que não esteja nas ruas e em missões diárias no combate ao coronavírus, por exemplo, recebesse a possibilidade de ter seu salário reajustado até o fim de 2021. “Não seria razoável que nós contrapuséssemos a essa medida sabendo que prejudicaria na ponta da linha profissionais tão dedicados como os da segurança pública e Exército da maneira como estava sendo tratado”, alertou o líder do governo.

A política, dizem uns, é a arte do possível dentro do permitido. No frigir dos ovos, o entendimento da maioria política construída e do próprio Bolsonaro prevaleceu sobre o que queria Guedes. “Liguei para o presidente e ele, às 22h, disse: ‘faça dessa maneira e vamos acompanhar para privilegiar os profissionais que estão na ponta da linha'”, disse Vitor Hugo.

Determinação

“Faço esse pronunciamento para deixar claro que a exclusão da expressão ou da frase ‘desde que diretamente envolvidos no combate à covid-19’ foi determinação do presidente cumprida pelo líder do governo na Câmara, uma vez que sou líder do governo, não de qualquer ministério”, declarou Vitor Hugo. Ele avalia, ainda, que a possibilidade aprovada não configura a clara concessão de reajustes salariais. “Julgamos ser difícil que ocorra tendo em vista o momento que vivemos”, justificou.

O líder deixou claro, contudo, que o governo orientou voto contra o destaque do PT que retira os servidores da educação pública. O requerimento foi aprovado e incluído no texto enviado ao Senado. “Votamos contra a inclusão dos professores, ainda que entendemos que os professores são uma categoria importantíssima”, ressaltou.

Projeto

O PLP 39/20 institui o programa de ajuda aos estados, municípios e o Distrito Federal. A redação aprovada na Câmara destina auxílio de R$ 125 bilhões, mas, com as contrapartidas adotadas, o pacote totaliza em R$ 233,25 bilhões. Entre as contrapartidas está a suspensão de aumentos salariais, realização de concursos e criação de cargos até o final de 2021.

Algumas categorias ficam de fora dessa regra geral. São os casos de servidores da saúde, segurança pública, técnicos e peritos criminais, agentes socioeducativos, trabalhadores na limpeza urbana e professores. A proposta é válida aos casos de categorias de servidores civis e militares da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade