publicidade
Política

Tribunal Superior Eleitoral mantém desfile em homenagem a Lula

Ministros rejeitam censura prévia contra Acadêmicos de Niterói mas alertam para o risco de crimes e abuso de poder

Beija-Flor vai captar quase R$ 6 bilhões com Lei Rouanet para Carnaval 2026 | Foto: Ricardo Stuckert/PR; Lula
Colegiado alerta para possibilidade de ilícitos durante o desfile em homenagem a Lula | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, de forma unânime, a ação que tentava barrar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O partido Missão e o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) protocolaram a representação, com a acusação de propaganda eleitoral antecipada. Embora os magistrados tenham negado a interrupção do evento para evitar censura, o colegiado emitiu alertas severos sobre a possibilidade de ilícitos durante a apresentação.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Segundo o jornal O Globo, a relatora do caso, ministra Estela Aranha, afirmou que as proibições solicitadas configurariam restrição desproporcional ao debate democrático. Segundo a magistrada, o período de pré-campanha permite a formação da opinião pública, e o Judiciário não deve restringir manifestações culturais de forma antecipada. A ministra, que chegou à Corte em 2025 por nomeação de Lula, destacou que eventuais irregularidades devem ser julgadas apenas depois de sua ocorrência.

Alertas sobre abuso de poder no desfile de Lula

Apesar do voto favorável à realização do desfile, os demais ministros demonstraram preocupação com o conteúdo da homenagem. O ministro André Mendonça acompanhou a relatora, mas ressaltou que a ação apresenta indícios de que o evento pode extrapolar os limites legais. Mendonça advertiu que o uso de “palavras mágicas” ou pedidos explícitos de voto podem caracterizar propaganda irregular e motivar investigações por abuso de poder político, econômico e dos meios de comunicação.

O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva reforçou o entendimento de que a decisão não representa um “salvo-conduto” para o cometimento de crimes. Para o magistrado, a Justiça Eleitoral enfrenta a possibilidade concreta de ilícitos gravíssimos que ultrapassam a esfera administrativa. O tribunal delimitou que a fiscalização será rigorosa logo que a agremiação entrar na avenida com o enredo Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil.

A decisão do TSE ocorre logo depois de a Justiça Federal também rejeitar duas ações semelhantes apresentadas pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e por Kim Kataguiri. A senadora ainda aguarda a análise de uma denúncia protocolada no Ministério Público Eleitoral (MPE) sobre o mesmo tema.

Leia também: “Ministra de Lula e deputados aliados desfilam em escola que exalta MST em SP”

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Rodrigo Leonardo Rita
    Rodrigo Leonardo Rita

    Pode fechar o TSE, não passa de mais uma porcaria que não funciona direito e que só consome dinheiro dos pagadores de impostos. Por muito menos Bolsonaro perdeu seus direitos políticos, agora esse “descondenado”, “volta a cena do crime” e ainda usa o dinheiro dos pagadores de impostos para financiar sua imagem. Não há mais nada de se esperar da justiça dos homens, simplesmente acabou, que Deus faça justiça e puna esses bandidos, porque não há esperança nos homens.

  2. Plínio de Assis Tavares Junior
    Plínio de Assis Tavares Junior

    Dinheiro público para fazer campanha pode, agora. Na epoca do Bolsonaro a gazela atravessava a praca dos tees poderes para impedir discurso de sete de setembro, reunião com embaixadores, sair à rua dando autógrafos e entrevista.

  3. paulo jose do nascimento filho
    paulo jose do nascimento filho

    Já era esperado que o puxadinho do STF iria manter a propaganda dos corruptos para sacanear o
    Povo que sustenta estes vagabundos

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade