publicidade
Política

Sóstenes pede o afastamento do novo ministro da Previdência

O líder do PL na Câmara também solicita a investigação de Wolney Queiroz por suposta omissão na fraude do INSS à PGR

Sóstenes e Wolney Queiroz
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (esq.) pediu o afastamento de Wolney Queiroz (dir.) | Fotos: Divulgação

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou neste sábado, 3, um pedido formal à Procuradoria-Geral da República (PGR). O parlamentar pede o afastamento do novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz. 

+ Lupi é demitido do governo Lula

Receba nossas atualizações

Sóstenes também requer a abertura de investigação contra Wolney Queiroz por suposta omissão diante das denúncias sobre o esquema bilionário de descontos irregulares em aposentadorias do INSS. Ele assumiu o Ministério da Previdência Social depois da demissão de Carlos Lupi na sexta-feira 2.

No documento enviado à PGR neste sábado, o líder afirmou que “Wolney Queiroz, participou ativamente de reuniões no ano de 2023 nas quais foram apresentados relatórios técnicos detalhados e alertas inequívocos sobre a existência de um esquema fraudulento de proporções bilionárias no âmbito do INSS”.

+ Novo ministro de Lula se reuniu com suspeitos do escândalo do INSS

“Wolney Queiroz quedou-se inerte, abstendo-se de adotar qualquer medida administrativa eficaz para a imediata cessação das fraudes, a responsabilização dos envolvidos e a comunicação aos órgãos de controle competentes”, justificou Sóstenes.

Entre os episódios citados está uma reunião realizada em 12 de junho de 2023, durante a qual a conselheira Tonia Galleti, do Conselho Nacional da Previdência Social, alertou formalmente sobre os descontos indevidos aplicados em benefícios previdenciários. A denúncia consta em ata oficial do colegiado.

+ O problema do número 2 de Lupi

Wolney Queiroz, novo ministro da Previdência, indicado por Lula depois de fraude no INSS
Wolney Queiroz, novo ministro da Previdência, indicado por Lula depois de fraude no INSS | Foto: Reprodução/Instagram

Novo ministro da Previdência adotou uma postura de “omissão deliberada”

Ainda no pedido enviado à PGR, Sóstenes afirmou que “a omissão deliberada, por parte de um agente público com poder decisório e o dever de agir, revela, prima facie, conduta dolosa e negligência grave no cumprimento de suas atribuições ou ainda o que levanta indícios de conivência institucional e desvio de finalidade”.

O líder argumentou que a nomeação de Wolney Queiroz “não apenas fragiliza a necessária apuração isenta dos fatos, mas também configura um atentado aos princípios da moralidade e da probidade administrativa”.

Sóstenes alertou que a atuação de Wolney Queiroz pode se enquadrar nos seguintes crimes:

  • Prevaricação – “ao retardar ou omitir ato de ofício, contrariando dever funcional”;
  • Improbidade administrativa – “por violação dos princípios da legalidade, moralidade e eficiência”;
  • Desvio de finalidade e afronta à moralidade administrativa – “ao ser nomeado para liderar uma pasta sobre a qual já demonstrou omissão grave, ferindo o interesse público e a ética administrativa”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Nesse sentido, Sóstenes solicita: “A imediata instauração de investigação para apurar a conduta do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, em relação à sua omissão diante das denúncias formais de fraude bilionária no INSS, investigando sua responsabilidade administrativa, cível e criminal”.

“Que, diante dos fortes indícios de omissão dolosa, prevaricação e conivência, a Procuradoria-Geral da República requeira ao Supremo Tribunal Federal o afastamento cautelar de Wolney Queiroz do cargo de ministro da Previdência Social, com fundamento no poder geral de cautela e na necessidade de garantir a imparcialidade das investigações, a lisura da administração pública e a proteção dos direitos dos beneficiários da previdência social, evitando qualquer possibilidade de influência na apuração dos fatos ou de obstrução da justiça”, destacou o líder.

4 comentários
  1. Luiz fernando Chalet ferreira
    Luiz fernando Chalet ferreira

    Não demora muito o Sóstenes vai ser uma fala sem voz

  2. Lauro Patzer
    Lauro Patzer

    Será que só há corruptos para os ministérios de Lula?

  3. Christian
    Christian

    Isso é que dá ser omisso.
    É TÃO CULPADO QUANTO O EX-MINISTRO

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade