publicidade
Política

Ronaldo Caiado: ‘Incompetência’ de Lula causou o 8 de janeiro

Governador defende anistia ampla, geral e irrestrita aos condenados pelas invasões aos edifícios dos Três Poderes

Caiado
Em abril, o político oficializou sua pré-candidatura em Salvador | Foto: Lula Marques/Agência Brasil/Flickr

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), participou do programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira, 9. Durante a entrevista, o político afirmou que a “ausência e a incompetência” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva causaram o 8 de janeiro.

“Você acha que se eu estivesse na Presidência da República ia deixar o baderneiro quebrar o Congresso Nacional?”, interpelou o governador.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Caiado também criticou a ausência de um representante forte no Executivo. Para ele, o presidente deve ser uma figura ativa, com capacidade para liderar e direcionar os rumos da nação.

“Na ausência do presidente, os outros Poderes tomam conta do governo e anulam o poder do presidente”, disse o político.

Caiado defende anistia aos condenados pelos atos do 8 de janeiro

Pré-candidato à Presidência em 2026, Caiado declarou que, se vencer a eleição, concederá anistia ampla, geral e irrestrita aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. Além disso, a medida incluiria o ex-presidente Jair Bolsonaro e os demais réus no processo que apura um suposto golpe de Estado em 2022.

O governador argumenta que a proposta “não é nenhuma inovação”, pois “isso já existiu e já foi implantado no Brasil” em ocasiões passadas. Ele cita a Lei da Anistia de 1979, que inicialmente beneficiou presos da ditadura e depois abrangeu militares que atuaram durante o regime.

Caiado sustenta que a anistia deve ser concedida diretamente pelo chefe do Executivo, sem passar pelo Congresso. A proposta integra sua estratégia de campanha eleitoral. Por fim, interpelado sobre a suposta tentativa de golpe de Estado, o governador evitou opinar sobre o caso.

“Não dá mais para você ficar esperando isso daí, e o Brasil parado discutindo anistia, discutindo criminalizar essas pessoas”, disse Caiado. “Desenharam uma situação que não tem outra pauta para o Brasil que não seja essa.”  

+ Leia também: “Tarcísio e Caiado falam contra invasões de terras em evento do agronegócio”

Em abril, o político oficializou sua pré-candidatura em Salvador, ao lado do prefeito Bruno Reis (União) e de Antônio Carlos Magalhães Neto, vice-presidente nacional do partido.

2 comentários
  1. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Parabéns ao Caiado. Desde o 8 de janeiro o pessoal aqui deste cantinho falou (e não foi repercutido nem pela Oeste) de que Rosa Weber, Moraes e os presidentes da Câmara e do Sonedo foram incompetentes no trato ao movimento de protesto. Inclusive diminuíram o núlmero de serguranças em suas casas. A Rosa Weber deveria ser processada nem que fosse por prevaricação, pois sabendo da chegada de milhares de pessoas a Brasília deveria ter protegido melhor o prédio do STF. Assim também os outros prédios públicos seus representantes máximos não fizeram nada embora soubessem do que poderia acontecer. A Incompetência de Lula e seus chefes de inteligência e segurança ficoui quietinho para aproveitar a onda a seu favor.

  2. Paulo Miranda
    Paulo Miranda

    Caiado não tem o meu voto, não – não confio nele. E nem no Zema também.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade