Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você
Entre 1º de janeiro e 15 de junho de 2026, o governo Lula gastou R$ 178 milhões em publicidade institucional, totalizando R$ 954,5 milhões desde janeiro de 2023, segundo a Secom. Os gastos com publicidade aumentaram anualmente, com 2026 podendo superar 2025. O Grupo Globo foi o maior beneficiário, recebendo R$ 267 milhões, ou 25,6% do total. O Partido Liberal apresentou uma ação no TSE, alegando que o governo ultrapassou o limite legal de despesas em ano eleitoral e requerendo a suspensão das campanhas.
O governo do presidente Lula desembolsou R$ 178 milhões com publicidade institucional entre 1º de janeiro e 15 de junho de 2026.
O valor, conforme o site Poder360, representa cerca de 20% de todos os recursos destinados à propaganda do Palácio do Planalto desde o começo do terceiro mandato.
Receba nossas atualizações
Levantamento com base nos dados da Secretaria de Comunicação mostra que, desde o início da atual gestão, o governo já destinou R$ 954,5 milhões à divulgação de campanhas institucionais do Planalto.
O total considera apenas as despesas da Presidência da República, sem incluir gastos de ministérios, empresas estatais e sociedades de economia mista, como a Petrobras.
Governo Lula: gastos crescem ano a ano
De acordo com os dados oficiais, as despesas com publicidade institucional evoluíram ao longo do mandato:
- 2023: R$ 175,9 milhões;
- 2024: R$ 234,9 milhões;
- 2025: R$ 365,7 milhões;
- 2026 (até 15 de junho): R$ 178 milhões.
Caso o ritmo de gastos seja mantido no segundo semestre, o total de 2026 poderá superar o registrado em 2025.
Globo recebeu o maior volume de recursos
Segundo o levantamento, o Grupo Globo recebeu R$ 267 milhões em publicidade da Secom entre janeiro de 2023 e 15 de junho de 2026. O montante corresponde a 25,6% de toda a verba de propaganda administrada pelo Palácio do Planalto no período, tornando o conglomerado o principal destinatário dos recursos destinados à veiculação de campanhas oficiais.
Leia também: “De volta à cena do crime”, reportagem publicada na Edição 328 da Revista Oeste
Os números da publicidade institucional também passaram a integrar uma ação apresentada pelo Partido Liberal (PL) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A legenda sustenta que o governo ultrapassou o limite legal de despesas com propaganda institucional no primeiro semestre de um ano eleitoral e pede a suspensão das campanhas, além da apresentação detalhada dos gastos pela Secom.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.