publicidade
Política

Governo Lula gastou R$ 178 milhões com propaganda em 2026

Valor é quase 20% de toda despesa em publicidade institucional do terceiro mandato

O presidente Lula da Silva e aliados durante o lançamento do programa Gás do Povo | Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula da Silva e aliados durante o lançamento do programa Gás do Povo | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

Entre 1º de janeiro e 15 de junho de 2026, o governo Lula gastou R$ 178 milhões em publicidade institucional, totalizando R$ 954,5 milhões desde janeiro de 2023, segundo a Secom. Os gastos com publicidade aumentaram anualmente, com 2026 podendo superar 2025. O Grupo Globo foi o maior beneficiário, recebendo R$ 267 milhões, ou 25,6% do total. O Partido Liberal apresentou uma ação no TSE, alegando que o governo ultrapassou o limite legal de despesas em ano eleitoral e requerendo a suspensão das campanhas.

O governo do presidente Lula desembolsou R$ 178 milhões com publicidade institucional entre 1º de janeiro e 15 de junho de 2026.

O valor, conforme o site Poder360, representa cerca de 20% de todos os recursos destinados à propaganda do Palácio do Planalto desde o começo do terceiro mandato.

Receba nossas atualizações

Levantamento com base nos dados da Secretaria de Comunicação mostra que, desde o início da atual gestão, o governo já destinou R$ 954,5 milhões à divulgação de campanhas institucionais do Planalto.

O total considera apenas as despesas da Presidência da República, sem incluir gastos de ministérios, empresas estatais e sociedades de economia mista, como a Petrobras.

Governo Lula: gastos crescem ano a ano

De acordo com os dados oficiais, as despesas com publicidade institucional evoluíram ao longo do mandato:

  • 2023: R$ 175,9 milhões;
  • 2024: R$ 234,9 milhões;
  • 2025: R$ 365,7 milhões;
  • 2026 (até 15 de junho): R$ 178 milhões.

Caso o ritmo de gastos seja mantido no segundo semestre, o total de 2026 poderá superar o registrado em 2025.

Globo recebeu o maior volume de recursos

Segundo o levantamento, o Grupo Globo recebeu R$ 267 milhões em publicidade da Secom entre janeiro de 2023 e 15 de junho de 2026. O montante corresponde a 25,6% de toda a verba de propaganda administrada pelo Palácio do Planalto no período, tornando o conglomerado o principal destinatário dos recursos destinados à veiculação de campanhas oficiais.

Leia também: “De volta à cena do crime”, reportagem publicada na Edição 328 da Revista Oeste

Os números da publicidade institucional também passaram a integrar uma ação apresentada pelo Partido Liberal (PL) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A legenda sustenta que o governo ultrapassou o limite legal de despesas com propaganda institucional no primeiro semestre de um ano eleitoral e pede a suspensão das campanhas, além da apresentação detalhada dos gastos pela Secom.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade