publicidade
Política

Reação de Trump sobre taxação foi provocada por Lula, diz Wajngarten

Ex-secretário de Bolsonaro resgata fala sobre o dólar no Brics que gerou reação de Trump

Lula durante a cúpula do Mercosul em Assunção, no Paraguai, em 2024 | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula durante a cúpula do Mercosul em Assunção, no Paraguai, em 2024 | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Fábio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação do governo Bolsonaro, fez um post no X, nesta quinta-feira, 10, em que questiona “quem provocou o aumento de impostos” no Brasil. Wajngarten resgatou um vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que ele afirma que a relação comercial entre os países do Brics não precisa “passar pelo dólar”. 

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

“O mundo precisa encontrar um jeito de que nossa relação comercial não precise passar pelo dólar”, disse o petista. “Quando for com EUA, passa pelo dólar, mas quando for com Argentina, China, Índia, Europa, não precisa passar. Ninguém determinou que o dólar é a moeda-padrão.”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu ao comentário em tom de ameaça comercial. Ele criticou diretamente o Brics ao dizer que a coalizão foi criada para desvalorizar o dólar e prejudicar os interesses norte-americanos.

“Qualquer país que fizer parte do Brics receberá uma tarifa de 10%, apenas por esse motivo”, destacou Trump, ao acrescentar que a medida deve ser instaurada “muito em breve”.

2 comentários
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.