Publicada no sábado 21, pesquisa do instituto Datafolha mostra predominância de sentimentos negativos entre brasileiros quando pensam no país.
Conforme o levantamento, 69% afirmaram se sentir inseguros. Outros 29% disseram se sentir seguros. Já 2% declararam não saber responder.
Receba nossas atualizações
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O estudo também identificou altos índices de tristeza, desânimo e medo do futuro. Entre os entrevistados, 61% afirmaram sentir desânimo ao pensar no país.
O medo do futuro aparece no mesmo patamar. Já a sensação de tristeza foi mencionada por 59% dos participantes.
Os sentimentos positivos aparecem em patamar menor. A felicidade foi citada por 38% dos entrevistados. A animação aparece com 37%, mesmo índice da confiança no futuro.
Pesquisa relaciona humor do país à avaliação do governo
O levantamento também mostra relação entre os sentimentos sobre o país e a avaliação do governo federal.
Entre pessoas que desaprovam o trabalho do presidente Lula, o humor negativo domina as respostas.
Nesse grupo, 93% afirmaram se sentir inseguros ao pensar no Brasil. O desânimo aparece em 88% das respostas, enquanto 87% disseram sentir tristeza.
Entre os entrevistados que aprovam o governo, a percepção muda.
Nesse grupo, 53% disseram se sentir seguros. Outros 66% afirmaram sentir animação e felicidade ao pensar no país.
Sentimentos variam conforme preferência eleitoral
A pesquisa também cruzou as respostas com preferências eleitorais.
Entre entrevistados que declararam preferência pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), 89% disseram se sentir inseguros.
Entre aqueles que afirmaram intenção de voto em Lula, o índice cai para 41%. A percepção também varia conforme o voto declarado na eleição presidencial de 2022.
Leia mais: “Empresa de filho de Arthur Lira recebeu R$ 250 mil da J&F, e Coaf cita operação atípica”
Entre eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, 90% afirmaram sentir insegurança. Já entre eleitores de Lula, o porcentual ficou em 46%.
Percepção sobre economia piora
O Datafolha também registrou piora recente na percepção econômica. O porcentual de brasileiros que veem piora na economia subiu de 41% para 46% entre dezembro de 2025 e março deste ano.
O levantamento identificou crescimento do pessimismo em relação ao futuro. Mais entrevistados afirmaram esperar aumento da inflação e do desemprego.
Histórico mostra padrão semelhante
O predomínio de sentimentos negativos não é novo nas pesquisas sobre percepção do país. Em outubro de 2018, por exemplo, 88% dos brasileiros afirmavam sentir insegurança ao pensar no Brasil.
Naquele período, 79% declaravam tristeza e 78% mencionavam desânimo. Os índices atuais permanecem elevados, embora em patamar menor que o registrado naquele momento.
Leia mais: “Lula critica potências que agem como ‘donas do mundo’ e cobra reforma na ONU”
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais de 3 a 5 de março. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-03715/2026.





































AGRADEÇAM AOS QUE FIZERAM O L NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES… AFINAL OS TRFICANTES SÃO VÍTIMAS DOS USUÁRIOS….
SEMPRE SERÁ A MÁXIMA DO NINE !