publicidade
Política

Projeto que libera porte de arma a agentes de trânsito vai ao Senado

Proposta foi aprovada pela CCJ da Câmara estabelece que cada ente federativo deve elaborar regulamentações específicas para os servidores públicos

ccj - 9-10-2024
Proposta foi aprovado pela CCJ da Câmara e segue para a Casa Alta | Foto: | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei (PL) 2160/2023, que permite o porte de arma a agentes de trânsito, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e, agora, avança para análise no Senado Federal — salvo se houver recurso para análise no Plenário da Casa Baixa.

O texto aprovado altera o Estatuto do Desarmamento, permitindo o porte de arma para agentes de trânsito. A autorização será válida tanto durante o serviço quanto fora dele, desde que os profissionais atendam aos requisitos de formação e controle estabelecidos pela legislação.  

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A proposta final aprovada na CCJ foi aprovada pelo relator, deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP). O projeto substitui o Projeto de Lei 2160/23, de autoria do deputado Nicoletti (União-RR), assim como os textos discutidos anteriormente pelas comissões de Segurança Pública e de Administração e Serviço Público. 

Estados devem elaborar regulamentação sobre porte de arma a agentes de trânsito

O relator Paulo Bilynskyj realizou as mudanças para assegurar as diretrizes para regulamentação da carreira. Por se tratar de uma atividade exercida em estados, municípios e no Distrito Federal, caberá a cada ente federativo elaborar regulamentações específicas para os agentes de trânsito.

A proposta também determina normas gerais para atuação profissional dos agentes de trânsito. Deve-se exigir nacionalidade brasileira e diploma de nível superior para ingresso na carreira. O texto reconhece oficialmente a atividade como de natureza policial, conforme previsto na Constituição Federal.  

De acordo com a proposta, os agentes de trânsito deverão ser servidores públicos admitidos por concurso público, com carreira específica, e exercer funções que incluem fiscalização, educação no trânsito e promoção da segurança viária.

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Gilson Herz
    Gilson Herz

    Agentes de trânsito armados? Isso é uma piada. Assim já são arrogantes, mal educados, um bando de F D P. Agente de trânsito é para orientar e fiscalizar o trânsito e não ter função policial. Isso se deixa com a Polícia Militar.

  2. JR
    JR

    O quê exatamente u agente de trânsito vai fazer com uma arma na cintura? Atirar em uma moto que não parar em uma fiscalização? Na minha cidade, os agentes de trânsito só fazem aplicar multas, uma indústria de arrecadação. Não orientam nada, não dialogam com a população, não entendem as exceções e a Secretaria de Mobilidade Urbana aplica todas as multas, não aceita nenhum recurso nem que a pessoa comprove que estava morrendo dentro do carro. Dar uma arma para essas pessoas não vai contribuir absolutamente em nada para melhoria desse serviço. Esperem e iremos ver agentes de trânsito atirando em pessoas que apenas descumpriram uma regra de trânsito. Nem a Polícia faz isso.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.