publicidade
Política

Prefeito do PT invade casa no Piauí; MP apura tentativa de homicídio

Vídeo mostra momento da invasão; político alega ter sido ameaçado

Márcio Alencar (PT) é prefeito de Alegrete do Piauí | Foto: Redes sociais/Reprodução

O prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Willian Maia Alencar (PT), é acusado de invadir a casa de uma família e agredir dois irmãos, de 19 e 17 anos, na noite do último sábado, 1º. O episódio foi registrado em vídeo e ganhou ampla repercussão nas redes sociais. Nas imagens, o prefeito empurra o portão e entra à força na residência, acompanhado de outro homem, enquanto a mãe dos jovens grita por ajuda.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

A defesa da família afirma que Alencar agrediu os rapazes e a mãe deles depois de um desentendimento em um bar. Segundo o advogado que representa as vítimas, o prefeito teria confrontado os jovens por acreditar que eles haviam agredido um amigo. “O mais novo respondeu que não, e sofreu a primeira agressão do gestor”, disse ao portal g1. O irmão mais velho teria tentado intervir e também sido atacado. A defesa relatou ainda que o prefeito voltou ao carro, pegou uma arma e passou a persegui-los até a casa da família.

Conforme o advogado, Alencar entrou na residência com uma pistola em punho, deu uma coronhada e um tapa no rosto do rapaz mais novo, e chegou a engatilhar a arma. “Os pais entraram na frente e pediram aos filhos que fugissem, eles pularam uma cerca de arame farpado e se feriram”, relatou. A mãe disse que também foi agredida. “Me pegou, deu um chute em mim, e eu quase voei longe.”

Prefeito nega agressões e diz ter sido ameaçado

O prefeito nega as acusações. Ao g1, Alencar afirmou que foi ao local apenas para tirar satisfações depois de ter sido ameaçado de morte por um dos jovens. Segundo ele, o rapaz teria se aproximado durante uma festa privada e dito que “iria matá-lo”. “O rapaz me ameaçou de morte e eu fui saber o porquê”, declarou. Alencar disse que, ao passar em frente à casa do rapaz, o portão estava entreaberto e, por isso, resolveu entrar.

O gestor negou qualquer agressão física e afirmou ter registrado um boletim de ocorrência por ameaça de forma virtual. Ele alega que a situação foi motivada por um mal-entendido e que apenas buscava entender a razão da suposta ameaça.

Leia mais:

PT suspende filiação e Ministério Público abre investigação

Com a divulgação do caso, o Partido dos Trabalhadores anunciou a suspensão da filiação de Alencar. Em nota, a Executiva Estadual informou que a decisão foi unânime e que o caso será encaminhado à Comissão de Ética do partido para abertura de processo.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) também instaurou uma notícia de fato para apurar as denúncias. O despacho da Subprocuradoria de Justiça Jurídica ressalta a gravidade das acusações e destaca que o episódio teria ocorrido depois de desentendimentos relacionados a publicações em redes sociais.

O órgão encaminhou o caso ao Tribunal de Justiça do Piauí, que é a instância competente para supervisionar as investigações por causa do foro privilegiado. A Polícia Civil investiga o caso, registrado como ameaça, vias de fato, invasão de domicílio, lesão corporal e tentativa de homicídio.

Alencar tem 47 anos, é pecuarista e é prefeito de Alegrete do Piauí pela terceira vez: foi eleito em 2012 pelo PTB e em 2016 e 2024 pelo PT. Segundo o registro de candidatura, ele possui ensino fundamental completo e não declarou bens à Justiça Eleitoral.

Leia também: “A volta dos Irmãos Petralha”, reportagem de Augusto Nunes e Eugenio Goussinsky publicada na Edição 239 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

3 comentários
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.