publicidade
Política

O PT financiava invasões de propriedades

Reportagem publicada na Edição 115 da Revista Oeste mostra o caixa-forte dos movimentos sem-terra

MST Suzano
Foto: Divulgação

Na época em que o Partido dos Trabalhadores (PT) estava no comando do Palácio do Planalto, as invasões de propriedades rurais eram constantes. Apesar de os líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) responderem de maneira evasiva quando indagados sobre a origem dos recursos que sustentam as atividades do grupo, as informações bancárias de organizações não governamentais (ONGs) favoráveis à reforma agrária mostram que as invasões eram financiadas pelos pagadores de impostos.

Os dados extraídos do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) mostram que o MST dispunha de uma ampla rede de abastecimento e distribuição de recursos. Mais de 40 entidades capitaneadas por integrantes ou líderes do movimento foram regadas com verbas públicas e privadas. A Associação Nacional de Cooperação Agrícola (Anca) está no topo da lista, com mais de R$ 22 milhões repassados por meio de convênios celebrados com os petistas entre 2003 e 2009.

Receba nossas atualizações

Segundo a Contas Abertas, associação que elabora estudos sobre os gastos públicos, o repasse de recursos às ONGs era permeado por irregularidades. Em torno de R$ 23 milhões foram pagos através de contratos considerados inadimplentes e cujos pagamentos foram suspensos (alguns por apresentarem irregularidades na execução do convênio e outros pela falta de prestação de contas).

Esse é o caso da Anca, que foi alvo do Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP) por cometer improbidade administrativa. O presidente da entidade, Adalberto Floriano Greco Martins, foi acusado de repassar ilegalmente recursos públicos ao MST. Conforme a denúncia, a Anca não prestou contas de um montante de R$ 3,6 milhões transferido ao movimento social em 2004, de origem do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Relacionadas

No total, as ONGs receberam R$ 152 milhões de verbas federais da administração Lula. Dilma, que ficou menos tempo no Palácio da Alvorada, desembolsou R$ 100 milhões. Hoje, esses grupos não recebem nada. “O homem do campo vivia com insegurança por causa do MST”, afirmou Bolsonaro, em entrevista ao programa Voz do Brasil, da Rádio Nacional. “Percebemos que o movimento buscava recursos de ONGs patrocinadas por verbas federais.”

O assinante pode ler a reportagem completa sobre a derrocada do MST ao clicar neste link.

Leia mais sobre:

14 comentários
  1. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    Partido infeliz, de um pessoal infeliz em todos os sentidos!

  2. José Carlos Falcão De Andrade
    José Carlos Falcão De Andrade

    PT = Perda Total… de nosso dinheiro, claro. Acho que nunca antes na história da Humanidade houve uma quadrilha tão safada: onde petistas colocam a mão não nasce mais nem tiririca.

  3. Francisco Nascimento Garcia
    Francisco Nascimento Garcia

    O senador Plínio Valério tem tentado implantar a #CPIdasONGs sem sucesso!

  4. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    E o GURUnhuns continua solto e com as sentenças anuladas. Battisti no xadrez. A Cesare o que é de Cesare.

  5. Francisco Valderico de Andrade Jr
    Francisco Valderico de Andrade Jr

    Pagamos impostos que vão para criminosos e para suas organizações.

  6. Soniascf
    Soniascf

    E os órgãos de fiscalização ficaram mudos e paralisados por bons salários e mordomias

  7. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Essa quadrilha num país com uma justiça seria estariam todos na cadeira….

  8. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Procure uma coisa errada no país e o PT está por trás.

  9. Luiz
    Luiz

    Você é bem diplomático. Não são somente vagabundos, são terroristas, são crime organizado mesmo.

  10. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    E o que aconteceu com esse presidente da ANCA, Adalberto Floriano Greco Martins, que foi acusado de repassar de forma ilegal, recursos públicos para o MST? Ao menos foi processado e inocentado? Continua a desancar o governo federal ao repassar ainda algo para esse movimento desses vagabundos? Aí é que é o busílis.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade