publicidade
Política

O primeiro ex-presidente do Brasil que foi preso por crime comum

Uma coisa é certa: o petista não se tornou uma "ideia", como havia pregado

Lula e sua platéia amestrada
Lula e sua platéia amestrada

Uma coisa é certa: o petista não se tornou uma “ideia”, como havia pregado

Lula e sua platéia amestrada
Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

Depois de o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) dar o sinal verde, o então juiz da Lava Jato Sergio Moro decretou a prisão do ex-presidente Lula em 5 de abril de 2018. Mais que depressa, o petista encastelou-se no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, na cidade de São Paulo.

Receba nossas atualizações

O prédio, transformado pela esquerda em símbolo de “resistência”, foi palco de uma série de paralisações promovidas por sindicalistas pelegos durante o regime militar. Naquele local, Lula chegou a ser detido pelo Dops na década de 80, com base na Lei de Segurança Nacional por, justamente, promover greves.

Depois de 48 horas do mandado de prisão, e sem ter para onde correr, Lula se entregou à Polícia Federal em 7 de abril de 2018. O petista, contudo, conseguiu a liberdade um ano e sete meses depois, ao ser beneficiado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Os ministros reviram o cumprimento da pena depois da condenação em segunda instância.

Entre a prisão e a soltura de Lula, criou-se uma espuma de narrativas para defender o demiurgo de Garanhuns, condenado a 12 anos e 1 mês de cadeia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá. A Justiça também debitou na conta do chefão do PT mais algum tempo na cadeia pela obtenção indevida do sítio em Atibaia, e a pena ultrapassou os 20 anos.

Os mitos acerca da prisão do ex-presidente se sustentaram numa palavra de ordem: “Lula Livre”, embasada, é claro, por adjetivos, como “preso político” e “prisão arbitrária” (dois conceitos que existem apenas em ditaduras, a exemplo de Cuba, comandada pela família Castro, e da Venezuela de Nicolás Maduro, amplamente defendidas pelo PT).

Apesar das narrativas contadas, uma coisa é certa: o petista não se tornou uma “ideia”, como havia pregado aos devotos que o carregaram nos braços em 7 de abril de 2018, mas sim o primeiro ex-presidente do Brasil preso por crime comum. O evento, que completou dois anos, entrou para a história.

Leia mais sobre:

2 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.