publicidade
Política

Motta, sobre sanção dos EUA: ‘Agiremos em defesa dos interesses do setor produtivo’

O presidente da Câmara reafirma que vai acompanhar os desdobramentos do caso e os ‘impactos negativos das tarifas anunciadas’

hugo motta
Presidente da Câmara, Hugo Motta — 25/6/2025 | Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Em meio às sanções econômicas anunciadas pelos EUA nesta semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto.

“Conversei hoje com o vice-presidente Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e com o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto”, declarou. “Ambos relataram os impactos negativos das tarifas anunciadas pelos EUA nos setores estratégicos de nossa indústria.” 

Receba nossas atualizações

+ Alcolumbre e Motta rompem o silêncio, sobre tarifaço de Trump

Motta disse ter reafirmado a Alckmin e Neto que a  Câmara “acompanha os desdobramentos e está à disposição para agir com firmeza em defesa dos interesses de nosso setor produtivo, de nossa economia e da proteção dos empregos dos brasileiros que podem ser direta ou indiretamente atingidos pelas medidas”.

Tarifaço dos EUA

O anúncio de Trump de aplicar tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto gerou uma onda de críticas no Congresso. Diversos parlamentares da oposição expressaram preocupação com o impacto das tarifas sobre a economia do país, especialmente nos setores de agronegócio, aviação e mineração, que são os mais afetados. 

+ Com tarifaço de Trump, oposição defende impeachment de Lula

Integrantes da oposição culpabilizam o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo tarifaço de Trump. Os parlamentares afirmam que o posicionamento do petista e o isolamento diplomático do Brasil podem ocasionar o seu impeachment.

O primeiro posicionamento de Motta e Alcolumbre

Em uma nota conjunta emitida na quinta-feira 10, Motta e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmaram que o Congresso Nacional estará atento aos desdobramentos das sanções impostas por Trump. 

“A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial. O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos”, defenderam. “Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei de Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania.”

Os presidentes destacaram a importância da legislação que garante ao Brasil instrumentos legais para reagir às sanções e proteger a soberania econômica do país: “Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

1 comentário
  1. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    Até quando essa instituição vai continuar abonando lule e xandao e permitir que o país afunde?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.