publicidade
Política

Mesmo sem acordo, sessão do Congresso para analisar vetos deve acontecer hoje

Governo quer pautar veto às 'saidinhas', apesar da possibilidade de perder; oposição tenta manter veto de Bolsonaro sobre fake news

congresso em sessao conjunta de analise de vetos presidenciais
Congresso Nacional: emendas PIX podem ter grande influência nas disputas eleitorais nos municípios | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A sessão do Congresso Nacional prevista para acontecer nesta terça-feira, 28, às 13h, deve ocorrer mesmo sem acordo entre o governo e a oposição em torno dos vetos a serem analisados.

Na pauta de discussão, os principais pontos com divergência estão em torno do veto parcial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei das Saidinhas, de presos, e sobre os oito vetos do ex-presidente Jair Bolsonaro à Lei de Segurança Nacional (LSN).

Receba nossas atualizações

+ Leia mais sobre Política em Oeste

A ala governista tenta manter o veto às saidinhas, e a oposição busca a manutenção do veto de Bolsonaro. Em 2021, o ex-presidente impediu, entre outras coisas, a tipificação do crime de comunicação enganosa em massa, ou seja, disseminação de fake news, com pena de até cinco anos.

O governo considera ter votos para manter o veto às saidinhas, e a oposição considera ter votos para derrubar o impedimento imposto pelo presidente. Com relação à LSN, alguns membros da oposição tratam o tema com cautela e buscam ainda angariar votos. Já o líder da minoria no Congresso, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), considera que a oposição “se organizou” para a análise de hoje.

+ Morre o pai do ministro Alexandre de Moraes

Além do trecho sobre a tipificação de fake news, Bolsonaro vetou na LSN trechos que punem quem impedir “o livre e pacífico exercício de manifestação”; e outros dois vetos que, segundo Flávio, podem inviabilizar o trabalho dos policiais e facilitar as invasões de terras.

A sessão do Congresso ainda deve analisar outros vetos, como: calendário de emendas parlamentares; “saidinhas”; ao Orçamento, Minha Casa, Minha Vida; setor aéreo, entre outros.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Lourival Nascimento
    Lourival Nascimento

    Em Outubro teremos eleições municipais, base eleitoral de Deputados Estaduais, Federais, Senadores, Governadores e Presidente da República. A depender de como votaram Deputados Federais e Senadores na sessão conjunta, vamos precisar dos nomes de quem votar para DERUUBADA dos vetos do Presidente Bolsonaro sobre a Lei de Segurança Nacional nos itens ” tipificação de comunicação enganosa em massa, as fake news, com penas que podem chegar a cinco anos” para dar a eles o DEVIDO TROCO nas urnas, posto que os Municípios, repito, são a base eleitorais desses cidadãos pouco respeitáveis.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.