publicidade
Política

Lula visita Itajaí (SC) depois de recuar da proibição da pesca de tainha

Agenda em Santa Catarina ocorre depois de restrições à atividade pesqueira e em meio ao cenário pré-eleitoral

Lula
Lula tenta melhorar projeção de apoio em Santa Catarina para as eleições | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará o Porto de Itajaí no dia 26 de junho. A agenda coincide com a repercussão da suspensão da pesca de arrasto de tainha em Santa Catarina. O governo federal havia interrompido a atividade depois de a captura atingir 90% da cota da safra de 2026, com a justificativa de evitar o excesso de pesca.

A decisão gerou protestos de pescadores e políticos do litoral norte catarinense. Os representantes afirmaram que a medida prejudicou a renda familiar e a tradição local. Depois da pressão do setor, o governo recuou e anunciou ajustes na cota. O Ministério da Pesca e Aquicultura prepara uma nova portaria para a liberação parcial da atividade.

Receba nossas atualizações

A deputada federal Carol De Toni (PL-SC) criticou a visita de Lula em suas redes sociais. “É muito deboche com o povo!”, publicou no X nesta quinta-feira, 11. “Lula quer vir a Itajaí comer tainha. O mesmo governo que limitou a pesca em SC, ameaçou a renda dos pescadores e só recuou depois da pressão. Em ano eleitoral, a gente vê de tudo.”

A temporada da pesca de tainha no Estado acontece tradicionalmente entre maio e julho, impulsionada pelas frentes frias, que trazem os cardumes do sul. A atividade é dividida entre a pesca industrial e a tradicional pesca artesanal de arrasto de praia, que mobiliza diversas comunidades litorâneas e atrai turistas.

Tainha - Santa Catarina
A temporada da pesca de tainha em Santa Catarina acontece tradicionalmente entre maio e julho | Foto: Reprodução/ Redes sociais

Lula de olho no cenário eleitoral em Santa Catarina

O próprio presidente anunciou a visita na semana passada. Em Itajaí, o petista acompanhará a retomada das operações do porto e vistoriará as obras de dragagem do canal de acesso. Ele também conhecerá o projeto de remoção dos destroços do navio Pallas, feito com a Univali, e se reunirá com portuários.

O setor naval do Estado recebeu o anúncio de R$ 3,3 bilhões em financiamentos do BNDES em setembro de 2025. Desse montante, R$ 2,5 bilhões financiarão a construção de oito embarcações no estaleiro Detroit Brasil para a Petrobras, gerando 1,4 mil empregos diretos e 6,3 mil indiretos. O município também sedia a fabricação das fragatas da Classe Tamandaré, incluindo a “Cunha Moreira”.

+ Entenda o que é Política em Oeste

Esta será a terceira visita de Lula a Santa Catarina no atual mandato. A primeira aconteceu em agosto de 2024, na inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis. A viagem atual ocorre a menos de quatro meses das eleições presidenciais.

Santa Catarina registrou vantagem para a direita em disputas recentes. No segundo turno de 2022, Bolsonaro obteve 69,3% dos votos válidos no Estado, contra 30,7% de Lula. A agenda visa a divulgar investimentos federais e dar visibilidade a aliados, como o pré-candidato ao Senado Décio Lima e Gelson Merisio (PSB), pré-candidato ao governo.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.