publicidade
Política

Lula e PT colocam os Correios em risco

Déficit recorde da estatal de entregas sob o atual governo e histórico da gestão petista são tema de reportagem da Edição 287 da Revista Oeste

No governo Lula, Correios acumulam prejuízo histórico | Foto: Ricardo Stuckert/PR
No governo Lula, Correios acumulam prejuízo histórico | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em reportagem publicada na Edição 287 da Revista Oeste, Lucas Cheiddi e Uiliam Grizafis mostram como os governos petistas, desde Lula 1, Lula 2 e Dilma Roussef, até Lula 3, colocam o caixa dos Correios sob o risco.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

“Os bons negócios dos Correios mudaram quando o Partido dos Trabalhadores (PT) assumiu o poder”, explica a reportagem. “A gênese do primeiro escândalo do partido de Lula foi justamente os Correios, em 2005. O que era símbolo de eficiência passou a ser motivo de chacota.”

Má gestão de Lula e déficits dos Correios

Arte mostra números anuais dos Correios | Foto: Revista Oeste

A reportagem mostra, ainda, como o governo Lula 3 conseguiu transformar anos prósperos dos Correios, sob os ex-presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro, em déficits recordes. A estatal fechou 2024 no vermelho em R$ 2,6 bi — maior recorde negativo anual — e performa em prejuízo de R$ 4,6 bi somente no primeiro semestre de 2025.

“O atual presidente brasileiro nomeou Fabiano Silva dos Santos como diretor dos Correios. Apelidado de ‘Churrasqueiro de Lula’, Santos foi indicado para o cargo pelo Prerrogativas, grupo de advogados de esquerda alinhado ao petismo e crítico à Operação Lava Jato.

O ‘Churrasqueiro de Lula’ optou por não mudar a política da estatal. Decidiu, por exemplo, não recorrer de uma ação trabalhista superior a R$ 600 milhões no Tribunal Superior do Trabalho. Preferiu, ainda, evitar desgastes com os sindicatos, principalmente com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares, que moveu o processo.

Mas a resolução que mais impactou o caixa da empresa foi a transferência de R$ 7,6 bilhões para o fundo de pensão do Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos (Postalis). O instituto tem o objetivo de ‘garantir aos empregadores benefícios previdenciários complementares aos da Previdência Social’. A estatal tomou a decisão para cobrir metade do déficit de R$ 15 bilhões.

Somente na gestão do ‘Churrasqueiro de Lula’, de 2023 a 2025, o prejuízo foi de mais de R$ 7,5 bilhões.”

A reportagem “Uma bomba chamada Correios” está disponível aos mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste.

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 287 da Revista Oeste vai além da reportagem de Lucas Cheiddi e Uiliam Grizafis. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Silvio Navarro, Cristyan Costa, Augusto Nunes, Adalberto Piotto, Ana Paula Henkel, Guilherme Fuiza, Alexandre Garcia, Rodrigo Constantino, Branca Nunes, Edilson Salgueiro, Fábio Bouéri, Roberto Motta, Carlo Cauti, Ubiratan Jorge Iorio, Antonio Cabrera, Dagomir Marquezi, Miriam Sanger, Eugênio Goussinsky, Jeffrey A. Tucker e Daniela Giorno.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente pelos assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Denis R.
    Denis R.

    Já conversei com alguns carteiros e não raramente eles dizem que quem causou todo este deficit nos Correios (no Postalis) foi o Paulo Guedes. rsrs
    Uma coisa somos obrigados a reconhecer, ninguém faz uma lavagem cerebral como o PT!

  2. FORA LULA
    FORA LULA

    que artigo claramente golpista, que desserviço este pasquim realiza, não estão vendo a eficiência esquerdalha na administração das estatais? este discurso é golpista e quem escreveu deve integrar o inquérito das fakenius pois trata-se de um claro discurso fascista e que denigre a çoberania do braziu… além do mais, não é prejuízo, é apenas um resultado negativo. fasistas.

  3. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    Essa estatal não existe mais…. A BOMBA ATÔMICA , CHAMADA PT , ACABOU COM ELA !

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade