publicidade
Política

Lula afirma que senador com mandato de 8 anos 'pensa que é Deus'

Presidente defende a criação de base aliada no Congresso e comenta sucessão estadual no Ceará

Lula Fortaleza Ceará
Lula em entrevista à TV Cidade, em Fortaleza (CE) | Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta quarta-feira, 1º, a conduta de senadores, por causa do longo mandato. “As eleições para o Senado são muito importantes”, disse em entrevista à TV Cidade do Ceará. “O senador com mandato de oito anos pensa que é Deus. E ele pode criar muito problema se você não tiver uma base de sustentação dentro do Senado.”

De acordo com Lula, a eleição de senadores aliados é fundamental para a governabilidade. O presidente afirmou que a ausência de uma base de sustentação no Senado gera problemas ao Palácio do Planalto, justamente por causa do posicionamento dos parlamentares, que pode mudar ao longo de oito anos.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O governo federal mantém um impasse com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), sobre a vaga de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). Na terça-feira 31, o Executivo formalizou a indicação de Jorge Messias, ministro da AGU, para o posto. Alcolumbre, por sua vez, indica preferência pelo senador Rodrigo Pacheco (MG).

Lula comenta disputa pelo governo do Ceará

O presidente comentou a saída do ministro da Educação, Camilo Santana, do governo federal para atuar nas eleições deste ano. Lula afirmou que preferia a permanência do aliado no cargo. “Não queria que ele [Camilo] tivesse saído”, disse. “Mas ele tem uma pulga atrás da orelha que ele queria sair.”

Lula declarou apoio à reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), exceto em caso de surgimento de candidaturas atípicas. O petista também avaliou sua relação com Ciro Gomes (PSDB), que lidera as pesquisas de intenção de voto no Estado. O presidente classificou o ex-aliado como “destemperado”.

Leia também: “Paraná Pesquisas: Ciro Gomes (PSDB) tem 46,6%; Elmano de Freitas (PT), 33,9%”

Sobre as motivações de Ciro, Lula negou um rompimento. “Não houve rompimento, o Ciro sonhava em ser candidato, e ele acha que fui eu que não quis que ele fosse presidente, e quem não quis foi o povo”, afirmou o presidente.

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Silas
    Silas

    Pra esse sujeito falar assim é porque sabe a tacada que vai pegar na eleição do novo Senado.

  2. Regina de Fatima Leme dos Santos
    Regina de Fatima Leme dos Santos

    e …os togados do STF???????????????????????????

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade