publicidade
Política

Líderes da esquerda criticam condenação de Cristina Kirchner

Alberto Fernández e outros políticos da esquerda da América Latina se solidarizam com vice-presidente, condenada por corrupção

Cristina Kirchner
Cristina Kirchner, vice-presidente argentina, em declaração final: 'Foi um verdadeiro pelotão de fuzilamento”, | Foto: Reprodução/YouTube

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou na terça-feira 6 que “uma pessoa inocente foi condenada”, referindo-se à sentença de seis anos de prisão e cassação perpétua do direito de exercer cargos públicos contra a sua vice-presidente, Cristina Kirchner. De acordo com a decisão, ela participou de fraudes em licitações de obras rodoviárias durante os seus dois mandatos como presidente da Argentina, entre 2007 e 2015.

“Hoje, na Argentina, uma pessoa inocente foi condenada. Alguém que os poderes jurídicos tentam estigmatizar, com juízes complacentes, que passeiam por aí em aviões privados e mansões de luxo nos fins de semana”, escreveu o presidente na sua conta do Twitter, fazendo referência à sua ordem, na segunda-feira 5, de investigar empresários, juízes, procuradores e ex-funcionários públicos que teriam feito parte de uma viagem a casa de um empresário na Argentina.

Receba nossas atualizações

Segundo Fernández, a condenação de Cristina “é o resultado de um julgamento em que as formas mínimas de um processo justo não foram tratadas” e se disse solidário com a vice-presidente, “sabendo que ela é vítima de uma perseguição absolutamente injusta”.

O ditador de Cuba, Miguel Diaz-Canel, afirmou, no Twitter, que reiterava “nosso repúdio a processos judiciais de motivação política e reafirmamos todo nosso apoio e solidariedade a Cristina Kirchner contra o assédio judicial e da mídia contra ela”.

O presidente da Bolívia, Luis Arce, manifestou “solidariedade para com a irmã Cristina Kirchner, que se pretende banida da vida política com uma condenação injusta. Estamos certos de que a verdade prevalecerá sobre qualquer ataque à dignidade dos povos e à democracia em nossa pátria.”

O ex-presidente boliviano, Evo Morales, se juntou à lista. “Nosso mais veemente repúdio e condenação ao golpe judicial e fraudulento que tenta truncar os direitos políticos de nossa irmã Cristina Kirchner. Depois de fracassar na tentativa de assassiná-la, hoje tentam eliminá-la politicamente. Força, irmã Cristina, a luta continua!”, escreveu.

 O governo de Honduras, da presidente Xiomara Castro, também se solidarizou com Cristina em uma postagem no Twitter.

No Brasil, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou no Twitter que Cristina foi vítima de perseguição. “Todo apoio à companheira Cristina Kirchner, vítima de perseguição e politização do Judiciário. O PT está ao seu lado; força, a verdade vencerá!”, escreveu.

Compartilhando mensagem da ex-presidente Dilma Rousseff, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) também prestou solidariedade a Cristina.

Relacionadas

Leia mais sobre:

16 comentários
  1. Cesar Augusto Borges
    Cesar Augusto Borges

    A maior prova de que ela é culpada…. olha os nomes de quem está mandando msg de apoio. Não existe prova maior que essa

  2. Edibeer&car
    Edibeer&car

    Cometeu crime!
    Tem que pagar, foi julgada e agora é ir pra cana.
    Só bandido e corrupto para defender um ao outro

  3. CARLOS ALBERTO DE MORAES
    CARLOS ALBERTO DE MORAES

    Essa história já foi contada aqui mo Brasil. Ex presidente condenado pela justiça, a Suprema Corte libera, descondenado se candidata a presidente e ganha a eleição.

  4. Julio José Pinto Eira Velha
    Julio José Pinto Eira Velha

    Tudo farinha do mesmo saco, podre, não demora muito e ela será eleita presidente da Argentina, ignorantes tem em toda parte, e são a maioria, e só olhar o que ocorreu na América latrina nos últimos tempos, o canto da sereia prevaleceu.

  5. ANTONIO VICENTE DE LIMA
    ANTONIO VICENTE DE LIMA

    P essa galera, roubar é a coisa mais normal do mundo. Ah, e vc tem que bater palmas.

  6. Ricardo Contieri
    Ricardo Contieri

    É uma candura de anjinha…#sqn! A alma mais honesta…ops!

  7. Roberto
    Roberto

    A esquerdalha só aceita as leis que eles fazem para se perpetuarem mandando nos países . Leis ordinárias e condenações por corrupção não tem qquer valor . Pelo contrário. Eles costumam soltar bandidos condenados e anular os espectivos processos.

  8. Dalmacio Irapuan dos Santos
    Dalmacio Irapuan dos Santos

    ¡Los gabirus en solidariedad a la rata!

    São todos um bando de “pendejos-hijos-del-las-putanas”.

  9. Rubens Andrade Vizeu
    Rubens Andrade Vizeu

    Cristina – leu o livro do L adrão e se deu mal, resta agora pedir asilo político em cuba a terra dos comunas

  10. Carlos André Da Silva Gomes
    Carlos André Da Silva Gomes

    Tomara que chegue logo uma punição pra luladrão pra esse seboso nem subi a rampa

    1. Amaury G Feitosa
      Amaury G Feitosa

      Lá tem STF? Nem presa a vagaba será e logo com o ladrão de cá estará recebendo financiamento do BNDES para propinarem juntos.

  11. Antonio Cavalcante da Silva
    Antonio Cavalcante da Silva

    Banimento perpétuo do direito de exercer função pública . Precisamos adotar isso aqui no Brasil!

  12. CELIO PEREIRA
    CELIO PEREIRA

    Meu Deus onde vai parar essa ladroeira toda e diz ser inocente.

  13. Luiz Carlos Pasqual
    Luiz Carlos Pasqual

    Até a Argentina consegue combater os comunistas, até porque lá não tem os comparsas vestidos de morcegos nos altos poderes.
    Enquanto isso aqui os meliantes do nine vomitando condolências nas mídias. Óbvio, muito óbvio!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.