publicidade
Política

Governo quer 'cumprimento imediato' de decisão do Tribunal de Haia em Gaza

Corte ordenou que Israel tome medidas para evitar 'genocídio'

Lula
Sem presença de Lula, a mensagem do Executivo deve ser entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma, na qual defende o “cumprimento imediato” da decisão anunciada pela Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, nos Países Baixos. O tribunal determinou que Israel tome medidas para evitar atos de “genocídio” na guerra contra o Hamas.

A decisão respondeu a uma ação apresentada pela África do Sul no fim de 2023, mas não ordena um cessar-fogo imediato a Israel. A Corte é a máxima instância judicial da Organização das Nações Unidas (ONU).

Receba nossas atualizações

+ Veja: Israel afirma que Lula ignora definição de genocídio ao apoiar ação contra Tel-Aviv

Publicado na noite da sexta-feira 26, o comunicado do Itamaraty também menciona a necessidade da libertação dos reféns mantidos pelo grupo terrorista.

Governo Lula apoia decisão de Haia

No documento, o governo Lula reiterou “a defesa de um Estado palestino economicamente viável, convivendo lado a lado com Israel”.

O Itamaraty disse que “as medidas cautelares contribuirão para garantir o cumprimento da Convenção”, assinada em 1948, “e a proteção dos direitos do povo palestino, bem como o necessário e imediato alívio humanitário, conduzindo à pronta cessação das hostilidades”.

Lula
Lula apoiou a ação da África do Sul protocolada no Tribunal de Haia. Johannesburgo acusou Israel de cometer ‘genocídio’ na Faixa de Gaza. A decisão de Lula provocou críticas de diversos setores e personalidades | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Ação movida pela África do Sul

A África do Sul acusou o governo israelense de cometer genocídio na Faixa de Gaza. O apoio de Lula à ação sul-africana ocorreu depois de uma reunião do presidente com o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben.

A ação contra Israel foi protocolada no Tribunal de Haia e começou a ser julgada em 11 de janeiro.

+ Leia as últimas notícias sobre Política no site de Oeste

A decisão de Lula em apoiar a ação da África do Sul gerou críticas de diversos setores e personalidades, principalmente da Confederação Israelita do Brasil (Conib).

“É frustrante ver o governo apoiar uma ação cínica e perversa como essa, que visa impedir Israel de se defender de seus inimigos genocidas”, condenou a entidade em nota.

Para a Conib, “a ação sul-africana é uma inversão da realidade”. As operações militares de Israel na Faixa de Gaza decorreram dos atentados terroristas em 7 de outubro, que causaram mais de 1,2 mil mortos e cerca de 250 sequestrados pelo Hamas.

+ Leia também: Acusar Israel de ‘genocídio’ é uma vergonha para a humanidade

Leia mais sobre:

21 comentários
  1. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    A cara de LULES LADRONES SAFADUS é de nausear qualquer ser humano que tenha o mínimo de respeito e vergonha na cara! Sujeito infeliz, invejoso, cachaceiro, LADRÃO, hipócita, trapaceiro, acéfalo, asqueroso, talvez até assassino, mas isso outro fez por ele. Suma do Brasil e do mundo ser sem alma, carniça fétida!

  2. Christian
    Christian

    Já foi tempo em que io Itamaraty era um ministério respeitado. Hoje capitaneado pelos anões diplomáticos comandado pelo nove dedos desmiolado só dá marcha a ré.

  3. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Se não cumprirem imediatamente o Dilmo vai mandar o “exército do Stédile” invadir Israel?

  4. Ed Camargo
    Ed Camargo

    O que esse ladrão tem a dizer sobre o genocídio em seu próprio país? Todo dia no Brasil morre-se, mais pessoas, vítimas de bandidos inescrupulosos, do que na guerra entre Israel vs Hammas.
    A violência chegou a níveis estarrecedores, mas a resposta do governo continua sendo: “O amor venceu”.

  5. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Se esse ladrão vagabundo quer virar homem, querendo intervir num país democrático cercado por ditaduras e monarquias corruptas, então que providencie uma intervenção de ofício com o seu exército de generais de gabinete e que vá impor os seus desejos de se solidarizar com terroristas. Será que esse cretino é macho para isso e que também o seu exército de melancias tem competência para a função?

    1. Paulo Renato Versiani Velloso
      Paulo Renato Versiani Velloso

      Vá lá e faça cumprir com a decisão de Haia. Em primeiro lugar declare estado de guerra com Israel, se esse cachaceiro e seus generais melancias tem culhão para isso. Adianto que será um massacre e não retornará um só melancia vivo. Tome vergonha na cara, seu safado.

      1. Thiago
        Thiago

        Israel já cumpre a decisao: não mira civis, avisa onde vai atacar, evacua os civis em áreas de combate, etc. E o Hamas, vai soltar os reféns?

  6. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Se esse ladrão vagabundo quer virar homem, q

  7. NÃO AO SOCIALISMO
    NÃO AO SOCIALISMO

    Quem apoia os terroristas do MST aqui, natural que apoie o Hamas, Aqui defendem a “democracia” e apoiam ditaduras venezuelana e cubana. O L e sua organização são tapeadores.

  8. Edson TC
    Edson TC

    O mundo deveria parar de atacar Gaza e pensar em atacar Brasília…

  9. David Souza Silva
    David Souza Silva

    O governo de Israel e outros países, estão em estado de choque, diante de tal exigência!.
    Estão pouco se lixando, pras idiotices vomitadas por essa figura…

  10. José Eduardo Ferreira Prado de Carvalho
    José Eduardo Ferreira Prado de Carvalho

    Tem um velho ditado que diz, “boi roceiro conhece o outro “, então nada mais significativo que um criminoso defender outros criminosos.

  11. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Mkkkkkkkkkkkkk…..o Brasil com esse governo intimando kkkkkkkkk sem moral kkkkkkkkk

  12. Vanessa Días da Silva
    Vanessa Días da Silva

    Um expresidiario ladrão querendo botar banca no mundo e essa porcaria de tribunal que não dá um pio sobre jornalistas exilados nem sobre a Venezuela nãi tem credibilidade

  13. MNJM
    MNJM

    Esse ex-presidiario não fala pelo povo do bem q não o elegeu, pessoas que tem cérebro.

  14. Jackson Silva Ferreira
    Jackson Silva Ferreira

    Lula não fala pela maioria do povo brasileiro, nós o povo do bem não apoiamos o grupo terrorista Hamas.

  15. PCC
    PCC

    Como se alguém desse a menor importância pro que diz esse energúmeno ou alguém da sua gangue.

    1. Paulo Roberto Zanetti
      Paulo Roberto Zanetti

      Lula pode falar pelo Brasil, mas não fala por nós. Pessoas de bem não apoiam terroristas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.