publicidade
Política

Governo Lula já teve trocas de ministros mais de 10 vezes

Das 13 mudanças, sete ocorreram apenas no ano de 2025; gestão petista tem 38 pastas

Segundo o governo paulista, Lula usa tragédia para oportunismo político | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A escolha de Guilherme Boulos (Psol-SP) para a Secretaria-Geral da Presidência representa a 13ª mudança no comando de ministérios realizada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde que reassumiu a Presidência.

Apenas no ano de 2025, já ocorreram sete trocas, sinalizando o ritmo intenso das alterações ministeriais, com parte delas motivadas por investigações e outras para ajustes políticos.

Receba nossas atualizações

Boulos vai assumir o lugar de Márcio Macêdo (PT-SE), que ocupava o posto desde janeiro de 2023. A Secretaria-Geral atua na articulação do governo com movimentos sociais. Lula, que atualmente comanda 38 ministérios, iniciou conversas para mudanças em sua equipe no fim de 2024, mas as substituições seguem de forma gradual desde janeiro deste ano.

As movimentações no terceiro governo de Lula

Lula encontra Guilherme Boulos, do Psol | Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula encontra Guilherme Boulos, do Psol; entrada de Boulos no governo marca a 13ª mudança desde 2023 | Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Duas das sete mudanças de 2025 não estavam previstas, resultando da saída de Juscelino Filho (Comunicações) e Carlos Lupi (Previdência Social) depois de investigações que envolveram os ministros. Os demais ajustes em áreas como Secretaria de Comunicação, Saúde, Relações Institucionais, Mulheres e Secretaria-Geral ocorreram em pastas antes sob influência do PT, buscando melhorar o desempenho do governo.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Os ministros Celso Sabino (União-PA), do Turismo, e André Fufuca (PP-MA), do Esporte, permanecem em seus cargos, apesar de seus partidos já terem orientado a saída de filiados do governo federal. Até o momento, os dois ainda não formalizaram a entrega dos cargos, mantendo o clima de incerteza na Esplanada.

Entre as principais trocas desde o início do mandato estão as mudanças no Gabinete de Segurança Institucional, Direitos Humanos, Turismo, Esportes, Portos e Aeroportos, Justiça, Secretaria de Comunicação Social, Saúde, Relações Institucionais, Comunicações, Previdência Social, Ministério das Mulheres e, agora, na Secretaria-Geral da Presidência.

Leia também: “O regime avança”, reportagem de Silvio Navarro na Edição 292 da Revista Oeste

1 comentário
  1. Julio José Pinto Eira Velha
    Julio José Pinto Eira Velha

    Lula acaba de lançar mais uma âncora para emperrar de vez o curso do transatlântico chamado Brasil, que já se encontra à deriva.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.