O X permanece como a rede social mais usada entre os integrantes do primeiro escalão do governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e 29 ministros mantêm perfis ativos na plataforma comandado por Elon Musk, enquanto o Threads, da Meta, aparece em segundo lugar, com 24 ministros presentes. As informações são do portal Poder360.
O Bluesky, concebido por Jack Dorsey, cofundador do antigo Twitter, não conseguiu se firmar entre governistas, apesar de ter sido chamada de “rede de resistência à tirania de Musk” durante o bloqueio do X no Brasil, em agosto de 2024, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Receba nossas atualizações
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Apesar de uma migração temporária para o Bluesky durante o bloqueio do X, Lula e a maioria dos ministros retomaram as atividades na rede social de Musk diante do restabelecimento da plataforma no país, em outubro de 2024. A primeira-dama Janja é exceção. Ela não voltou a publicar no X desde que declarou “fuck you, Elon Musk”, enquanto o site ainda estava fora do ar.

O levantamento do Poder360 considerou apenas as redes de microblogging, portanto excluiu Facebook e Instagram. Perfis foram considerados ativos se atualizados nos 30 dias anteriores à checagem, realizada na última terça-feira, 9.
Entre os 38 ministros do governo Lula, apenas nove não mantêm contas ativas no X. São eles:
- André de Paula (Pesca);
- Frederico Siqueira (Comunicações);
- General Amaro (GSI);
- José Múcio (Defesa);
- Marina Silva (Meio Ambiente);
- Mauro Vieira (Relações Exteriores);
- Ricardo Lewandowski (Justiça);
- Sidônio Palmeira (Secom);
- Wolney Queiroz (Previdência).
“O X ainda é uma rede em que faz sentido ter discussão — no Bluesky isso também funcionaria, mas não teve adesão —, o que acaba favorecendo esse tipo de atuação para políticos”, avalia o diretor técnico da agência Bites, André Eler. “Se você quer falar com o público, mesmo o muito interessado em política, faz mais sentido falar no X.”

Embora políticos também utilizem Instagram e Facebook, essas plataformas não valorizam o debate como o X, destacou Eler. A pesquisa do Poder360 analisou ainda a presença digital de líderes dos Poderes. Com exceção de Edson Fachin, presidente do STF, todos possuem perfis ativos no X.
Entre os perfis analisados estão Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Hugo Motta (Republicanos-PB), Randolfe Rodrigues (PT-AP), José Guimarães (PT-CE), Jaques Wagner (PT-BA), Lindbergh Farias (PT-RJ), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).
X também é o favorito de líderes globais
No cenário internacional, o X também predomina. Chefes de Estado, como Emmanuel Macron, da França, e Javier Milei, da Argentina, usam a plataforma para anúncios oficiais. Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, é uma exceção, pois prioriza sua própria rede, Truth Social, desde que havia sido banido do antigo Twitter. Ele teve sua conta restabelecida por Elon Musk.

O X também continua sendo palco para comunicações de grande impacto. Em julho de 2024, Joe Biden, então presidente dos Estados Unidos, anunciou primeiro no X sua decisão de não concorrer à reeleição. Ele levou três dias para detalhar a decisão em outro formato público.
Outros eventos globais também tiveram como palco inicial o X: a morte de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, foi revelada por um oficial israelense na rede em setembro de 2024, durante o bloqueio da plataforma no Brasil, o que retardou o acesso à informação no país. O Exército de Israel também utilizou o X para anunciar a ofensiva terrestre no sul do Líbano em 30 de setembro, além de divulgar dados pelo Telegram, em que o canal soma 142 mil inscritos, sem estimativa de seguidores brasileiros.
O exílio do líder opositor venezuelano Edmundo González foi comunicado pelo ministro espanhol José Manuel Alvarez e pela opositora María Corina, ambos no X, depois da chegada de González à Espanha em 8 de setembro.
ELON MUSK!!!…