publicidade
Política

Governo Lula amplia publicidade, que pode chegar a R$ 3,5 bi em 2025

Aumento ocorre em momento de queda de popularidade da gestão petista

No ano passado, Lula falou sobre a atuação de Itaipu como financiadora de projetos públicos | Foto: Ricardo Stuckert/PR
No ano passado, Lula falou sobre a atuação de Itaipu como financiadora de projetos públicos | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Entre ministérios, bancos e estatais, os contratos de publicidade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva podem atingir R$ 3,5 bilhões em 2025, depois da finalização de diversas licitações em aberto para a seleção de agências de propaganda. Esse aumento ocorre enquanto o presidente tenta reverter a queda em sua popularidade e melhorar a divulgação dos programas da gestão.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Em janeiro, Lula substituiu a liderança da Secretaria de Comunicação Social (Secom), depois de criticar publicamente a pasta. O objetivo agora é promover programas, como o Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, e Mais Acesso a Especialistas, do Ministério da Saúde.

Os órgãos federais argumentam que a expansão dos contratos de publicidade visa a melhorar a transparência e promover informações sobre as políticas públicas.

Licitações e valores previstos pelo governo Lula

Correios dizem que empresa está 'sucateada' por gestão de Jair Bolsonaro (PL) | Foto: Reprodução/Twitter/X
A conta dos Correios é avaliada em R$ 380 milhões| Foto: Reprodução/Twitter/X

O valor total previsto envolve 21 órgãos federais com contratos já firmados ou em processo de licitação, com destaque para quatro em andamento, que somam cerca de R$ 700 milhões. A principal disputa é pela conta dos Correios, avaliada em R$ 380 milhões, que não investia em publicidade desde 2019.

A estatal busca reposicionar sua marca no mercado de encomendas, competindo com grandes empresas, inclusive multinacionais. Os valores dos Correios só ficam atrás de outros grandes contratos, como o do Banco do Brasil (R$ 750 milhões), da Secom (R$ 562,5 milhões) e da Caixa (R$ 468,1 milhões).

Já a menor conta é a da Infraero, com previsão de investimento de R$ 7 milhões anuais.

Comparações com o governo anterior

Bolsonaro destacou que ‘Cid declara em áudio que foi pressionado a concordar com a narrativa da PF ou perderia o acordo como delator’ | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

No final do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, os contratos publicitários federais somavam aproximadamente R$ 2,5 bilhões, ajustados pela inflação. Esse valor incluía contas de empresas como Eletrobras e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), privatizadas em 2022.

Os valores dos contratos são baseados em previsões de gastos totais. Eles podem ser superiores aos valores efetivamente desembolsados, dependendo dos planos de propaganda e demanda. Por exemplo, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social reservou R$ 90,3 milhões para publicidade em 2024, embora o contrato previsse até R$ 120 milhões anuais.

Leia também: “O Brasil (só) precisa sobreviver a Lula”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 258 da Revista Oeste

6 comentários
  1. Lauro Patzer
    Lauro Patzer

    Sem qualquer escrúpulo com as reais necessidades do país. Gastos fúteis, egocêntricos, imorais…tudo em benefício pessoal para tentar melhorar a sua imagem. Inútil.

  2. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Continua a farra com o dinheiro dos pagadores de impostos de impostos.

  3. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Dinheiro jogado fora seria melhor , construir hospitais públicos e penitenciárias ao invés de gastar essa fortuna para mentir para o Luladrao te ter fazer sucesso

  4. Jorge Fernandes
    Jorge Fernandes

    Sem novidade, eles nunca passaram de um bando de marketeiros de 5ª

  5. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    Para que serve manter o parlamento custando, sangrando e lesando o país que não se opõe a toda essa barbaridade ??

  6. Christian
    Christian

    Isto quer dizer que os 212 milhões de Brasileiros pagarão R$ 15,90 para melhorar a imagem do Molusco ????
    Cáspite.
    Se dividirmos por aqueles que tem carteira assinada, seria R$ 78,00 para cada um.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade