publicidade
Política

Google critica 'Projeto de Lei das Fake News' e pede mais debate

De acordo com a big tech, uma campanha publicitária será veiculada contra a proposta

Projeto de Lei
Nova legislação pode piorar o funcionamento da internet, segundo o Google | Foto: Foto: Divulgação

O Google divulgou, na quinta-feira 20, um posicionamento contrário à suposta versão do Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como PL das Fake News. A matéria deve ser votada na Câmara dos Deputados, na próxima semana, em caráter de urgência. 

No documento, o Google pediu mais tempo para debater a proposta e reconheceu a necessidade de responder a perguntas sobre o 8 de janeiro e sobre os ataques a escolas. Contudo, ressaltou que há “perigos” na aprovação de uma legislação que visa a regulamentar as mídias sociais.

Receba nossas atualizações

A plataforma pede que haja um debate com diversos setores da sociedade. Além disso, solicita a criação de uma comissão especial para a realização de debates sobre o tema. Segundo o Google, isso daria mais visibilidade ao texto.

De acordo com a big tech, uma campanha publicitária será veiculada contra a proposta. O projeto de lei, aprovado no Senado em 2020, seguiu para a Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado, o projeto retorna para os senadores.

O Google afirma que a nova legislação, se apressada, pode piorar o funcionamento da internet, cercear direitos fundamentais e favorecer determinados grupos ou setores da economia, de forma a criar mecanismos que coloquem em risco discursos legítimos e a liberdade de expressão.

“Apesar do anseio por soluções imediatas, propostas de regulação da internet discutidas sem o devido cuidado podem, em lugar de resolver essas graves questões, acabar prejudicando o trabalho que já é feito, promovendo impactos negativos na vida das pessoas”, diz o Google, em nota.

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Fabiano
    Fabiano

    Financiaram a esquerda americana e apoiaram a esquerda daqui. Vocês terão saudades do Trump e do Bozo.
    Otários.

  2. Almicre Piovezan
    Almicre Piovezan

    Na verdade, esse governo canalha quer abafar a fraude das eleições e principalmente o 8 de janeiro.

  3. Marco Aurélio Oliveira De Farias
    Marco Aurélio Oliveira De Farias

    Essa questão dos vídeos do general Gonçalves Dias, do dia 08/01/2023, mostra claramente o que é de fato Fake News, antes da divulgação dos vídeos, qualquer assunto sobre o tema seria considerado Fake News pelo gabinete da “verdade” criado por este governo.
    Concordo com o Google de que este Projeto de Lei, merece ser estudado com mais profundidade e transparência, pois, corrermos o risco de estarmos desrespeitando a nossa Constituição e criando um mecanismo de censura prévia em temas desagradáveis para o governante de plantão, com isso, perderemos o que temos de mais sagrado na imprensa que é a liberdade de expressão.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade