publicidade
Política

Ex-chefe da segurança de Lula é nomeado para diretoria da Polícia Federal

Antes de servir como segurança de Lula, Oliveira participou de operações de combate às atividades do PCC

segurança de Lula
O delegado Alexsander Castro de Oliveira, que foi chefe da segurança de Lula, foi nomeado pelo petista para a Diretoria de Proteção à Pessoa (DPP) da Polícia Federal (PF) | Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

O delegado Alexsander Castro de Oliveira, que foi chefe da segurança de Lula, foi nomeado pelo petista para a Diretoria de Proteção à Pessoa (DPP) da Polícia Federal (PF). A nomeação de Oliveira acontece em meio à transição de comando no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Isso porque Flávio Dino deixa o cargo para Ricardo Lewandowski.

Novo setor da PF

A Diretoria de Proteção à Pessoa é o mais novo setor da PF. A seção foi criada em outubro de 2023, e tem a função de proteger familiares do presidente e do vice-presidente, de autoridades estrangeiras em visita ao Brasil, autoridades federais e testemunhas especiais sob ameaça. A sede da DDP localiza-se em Brasília.

Receba nossas atualizações

A nova seção foi criada por um decreto de Lula. A secretaria extraordinária não possuía vínculo com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) — órgão que tradicionalmente exercia a função de proteger o presidente.

Lula
Lula nomeou Alexsander Castro de Oliveira para a Diretoria de Proteção à Pessoa (DPP) da Polícia Federal (PF) | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quem é Alexsander de Castro, o novo segurança de Lula?

O novo segurança de Lula, atual diretor da DPP, integrou a equipe responsável pela segurança do petista em 2022, durante o período eleitoral. Já em janeiro de 2023, início da atual gestão petista, o delegado foi nomeado secretário extraordinário de Segurança Imediata do presidente.

+Leia mais notícias de Política em Oeste.

Porém, a atribuição retornou ao GSI no mês de junho, isso porque o decreto perdeu sua validade. Alexsander de Castro, no entanto, seguiu acompanhando Lula em agendas oficiais.

Antes de servir como segurança de Lula, Oliveira participou de operações de combate às atividades do Primeiro Comando da Capital (PCC). Em 2019, ele chegou a atuar na Operação Cravada, que tinha como objetivo desarticular o núcleo financeiro da facção criminosa. Em 2020, ele esteve à frente da Operação Caixa Forte, que investigou lideranças do PCC.

Leia também

4 comentários
  1. José Angelo
    José Angelo

    Polícia Federal virou capanga de ladrão e bandidos do STF

  2. Julio José Pinto Eira Velha
    Julio José Pinto Eira Velha

    Desemprego zero para a companheirada.

  3. Adail da Costa Leite Filho
    Adail da Costa Leite Filho

    Obviamente fracassou em seu combate ao PCC que reina soberanamente em Brasilia e outras grandes cidades do pais.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade