publicidade
Política

Esquerda anula parcialmente decretos de Bolsonaro sobre armas

A ministra Rosa Weber concedeu liminar a cinco legendas que acionaram a Corte contra o presidente

decreto de bolsonaro
Ministra do STF, Rosa Weber é relatora de Ação Direta de Inconstitucionalidade protocolada por cinco partidos políticos | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Estão suspensos trechos dos decretos do presidente Jair Bolsonaro que flexibilizavam o porte e a compra de armas. A decisão é da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber. Ontem, a magistrada concedeu liminar a cinco partidos de esquerda: PT, PSB, Rede Psol e PSDB. Os atos do Poder Executivo entrariam em vigor nesta terça-feira, 13. Por se tratar de uma decisão provisória, o entendimento de Weber será analisado no plenário do STF. Os ministros terão uma semana para incluir seus votos no sistema eletrônico da Corte.

“UFRJ abriga painel em que se acusa Bolsonaro de ‘genocida’; veja vídeo”

Receba nossas atualizações

Argumentou a magistrada: “A livre circulação de cidadãos armados, carregando consigo múltiplas armas de fogo, atenta contra o direito constitucional de todos se reunirem, em locais abertos e públicos, pacificamente e sem armas. Os elementos disponíveis […] indicam a existência de uma inequívoca correlação entre a facilitação do acesso da população às armas de fogo e o desvio desses produtos para as organizações criminosas, milícias e criminosos em geral, através [sic] de furtos, roubos ou comércio clandestino.”

Trechos anulados

Limite para compra — até seis armas de fogo de uso permitido por pessoa, e até oito armas por agentes públicos com simples declaração de necessidade;

Autorização — colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) precisam de autorização do Comando de Exército só quando tiverem mais armas do que o permitido;

Validade e porte — porte de armas válido para todo território nacional; porte de trânsito dos CACs para armas de fogo municiadas e porte simultâneo de até duas armas de fogo por cidadãos;

Controle do Exército — munição para armas até o calibre 12,7 mm; máquinas e prensas para recarga de munições para calibres permitidos e restritos; miras optrônicas, holográficas ou reflexivas e miras telescópicas sem o controle do Exército;

Registro — pessoas que utilizam armas e munições controladas pelo Exército para prática de tiro recreativo em clubes não precisam ter registro no Comando do Exército.

Leia também: “A verdade sobre o desarmamento da população”, entrevista publicada na Ediçao 48 da Revista Oeste

9 comentários
  1. Barros

    Olhe aí a madame de notório saber jurídico. Já imaginou se não o fosse?

  2. BEATRIZ DOS SANTOS GOMES SANTANA
    BEATRIZ DOS SANTOS GOMES SANTANA

    a suprema vergonha dos Brasileiros….essa corte não representa os Brasileiros de bem….com certeza não….além deles interferirem diretamente sobre o exceutivo….se tornaram o ST-anti-cristo 0s Satã da justiça. Jeová afirma o seu sangue será sobre si !!!!!

  3. Jose Angelo Baracho Pires
    Jose Angelo Baracho Pires

    Tentaram um parlamentarismo absurdo e se mancaram.
    Hj têm 11 presidentes.
    Mas continuam sem competência e querem as chaves dos cofres.

  4. Andre Luiz Rodrigues
    Andre Luiz Rodrigues

    Os marginais esquedopatas estalam os dedos e os cachorrinhos e cachorrinhas do tribunalzinho abanam o rabo! Se fossem apenas imprestáveis, tudo bem!, o problema é que estão se achando os donos do país! Só no cacete mesmo, para essa corja virar gente!

  5. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    Deixamos por anos medíocres, venais e desajustados militantes de esquerda ir aparelhando o Estado.
    Será necessária muita luta, persistência resiliência para higienizar o Estado Brasileiro.
    Não podemos esmorecer, serão eleições pós eleições que irão tornando mais eficaz as nossas entidades.
    No entanto, enquanto o Supremo tiver essa formação viciada, aliada a essa força indevida, seus alienados militantes agentes ativos de esquerda, continuarão nos sabotando como se essa função fosse a deles quando o sistema não for de governo socialista ou comunista!

    1. DAMIAO GOMES DE LACERDA
      DAMIAO GOMES DE LACERDA

      Os partidos de esquerda continuam governando o Brasil através do STF

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade