publicidade
Política

Diplomacia brasileira 'entrou em desgraça', diz deputado

Luiz Philippe (PL-SP) critica atuação do Itamaraty em meio ao tarifaço anunciado pelos EUA

O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) afirmou que a diplomacia brasileira ‘é uma piada’ | Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) afirmou que a diplomacia brasileira ‘é uma piada’ | Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) criticou a atuação do Itamaraty em meio às sanções impostas pelo governo norte-americano ao Brasil. Em entrevista a Oeste, neste domingo, 3, o parlamentar afirmou que o governo petista levou a diplomacia brasileira a entrar em “desgraça”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Luiz Philippe se referiu à omissão do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em relação ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros.

Em 10 de julho, um dia depois de o presidente norte-americano enviar uma carta a Lula na qual anunciava o tarifaço, Vieira viajou à Croácia.

Prioridades da diplomacia brasileira

O lugar de debater a crise tarifária que se formava no Brasil, o diplomata preferiu reunir-se com Maka Botchorishvili, chanceler da Geórgia. O objetivo do encontro foi conversar sobre a relação entre os dois países. Para Luiz Philippe, essas coisas representam “uma falência institucional muito grande no Brasil”.

Recentemente, o jornalista Cláudio Humberto, da Rádio Bandeirantes, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva impediu os diplomatas do Itamaraty de atuarem na crise que envolve o tarifaço.

“Lula usa a crise para reverter a desaprovação nas pesquisas”

De acordo com o jornalista, “o petista nunca se preocupou com os impactos do imposto na economia brasileira nem com a supressão de empregos”. “O presidente apenas pensava em tirar proveito da briga com Trump para reverter a ampla desaprovação nas pesquisas.”

O ex-diplomata Paulo Roberto de Almeida afirmou a Oeste que o Planalto sempre tem a última palavra sobre as atuações do Itamaraty. O cientista político Paulo Kramer, por sua vez, disse que Lula tem apenas uma preocupação: “Lacrar com uma ideologia antinorte-americana digna de grêmio estudantil”.

Leia também:

2 comentários
  1. Christian
    Christian

    O Barão do Rio Branco já deve ter revirado na tumba umas 20 vezes…

  2. Lauro Patzer
    Lauro Patzer

    No Brasil a diplomacia é um reflexo do Executivo que governa.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.