publicidade
Política

Dino ignora Câmara e falta a depoimento

Ministro da Justiça é alvo de quase 20 requerimentos de convocação

Flavio Dino
Ministra Regina Helena, do STJ, disse que “não ficou demonstrada” a omissão de Dino no pedido de fornecimento das imagens | Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil | Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, faltou, nesta terça-feira, 10, à Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados.

Alvo de quase 20 requerimentos, Flávio Dino foi convocado pelo colegiado para explicar desde os motivos para a prisão do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, até temas relacionados a violência e segurança pública.

Receba nossas atualizações

A sessão estava prevista para começar às 9 horas da manhã, mas, segundo a comissão, o ministro enviou a justificativa para a falta quase 30 minutos depois.

O motivo para o não comparecimento se deu em virtude de “providências administrativas inadiáveis”.

“Tendo em vista que foi realizada uma grande operação contra o crime organizado, sob coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com vários Estados na data de hoje, informo a impossibilidade de comparecer a esta comissão”, alegou Flávio Dino.

“Tais providências implicam a mobilização da equipe da Senasp, impedindo a adequada preparação do material relativo aos temas solicitados por esta comissão”, continuou o ministro.

A lista de requerimentos, de que Dino é alvo, é longa e inclui: política de acesso às armas; atuação de Flávio Dino com a Polícia Federal; crise na segurança pública; prisões do 8 de janeiro; impacto das invasões em terras na segurança urbana e muito mais.

Por fim, o ministro solicitou a realização de uma audiência-geral, no plenário da Câmara, para esclarecer os questionamentos dos parlamentares.

“Solicitei à presidência desta Casa a marcação de comissão-geral no olenário para que, simultaneamente, eu possa atender a todos os pedidos de esclarecimento”, disse o ministro

O presidente do colegiado, Ubiratan Sanderson (PL-RS), disse que Dino tratou a comissão com “deboche”. “Essa irresponsabilidade será objeto de responsabilização”, destacou o deputado. “Quem fiscaliza o ministro da Justiça é a Comissão de Segurança Pública.”

Em geral, quando ministros de Estado são alvos de convocações nas comissões fixas da Câmara, os colegiados optam por converter a convocação para convite. Contudo, nesse caso, a Comissão de Segurança optou por manter a convocação.

Na semana passada, Sanderson enviou um ofício ao MJ comunicando o dia, horário e listando os requerimentos que justificavam a convocação do ministro.

Leia mais sobre:

11 comentários
  1. Lincoln Gutemberg De Miranda
    Lincoln Gutemberg De Miranda

    Alguém tinha duvidas da desmoralização que a comissão de segurança publica da câmara dos deputados ia sofrer? O “dono da PF” faz o que quer e não há ninguém para freá-lo; ao menos na vida publica!

  2. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    É urgente a libertação de todos os presos políticos das manifestações de Brasília , enquanto houver dúvidas da entrega das imagens falta em depoimentos dos envolvidos pela omissão ,

  3. Vicente Pinheiro
    Vicente Pinheiro

    A moral do parlamento brasileiro está mais baixa do que cool de cobra.

  4. PCC
    PCC

    O legislativo simplesmente acabou e já faz tempo. Hoje quem manda no país é o STF, o consórcio de mídia em parceria com o executivo.
    Está certíssimo em não ir, esses deputados não passam de um bando de frouxos que fingem que estão atuando.

  5. Christian
    Christian

    O Geleca está e transformando em Vaselina Sólida.
    Na hora da responsabilidade, derrete.

  6. Adolfo Calderan
    Adolfo Calderan

    E o que vai acontecer com o comunista? NADA , aliás o que vem acontecendo desde sua posse em janeiro.
    Basta ver o deboche que ele tem tratado os parlamentares quando vai lá no congresso explicar algo.
    Basta ver os vídeos apagados do MJ no que tange ao 8 de janeiro, uma afronta ao país e não apenas à CPMI e o que aconteceu? NADA
    Ministro da justiça? Não amigos e sim de uma justiça à qual estamos vendo desde janeiro, quando este governo tomou posse e em conluio com quem? STF amigos, todos estão vendo.
    Precisa dizer algo a mais?

  7. Eduardo
    Eduardo

    Não vai acontecer nada.
    A camara dos deputados e o senado são câezinhos amestrados em processo de metamorfose para enganar os desinformados que pensam que agora temos um legislativo mais a direita.
    Lêdo engano.

  8. MNJM
    MNJM

    Debochado, cínico e mentiroso esse é o perfil do Ministro da Injustiça do desgoverno.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.